Cultura

Caraguatatuba celebra padroeiro com novidades este ano

Tamoios News
Foto: Gianni D'Angelo/Arquivo

Festejos já começaram e incluem peça teatral sobre a vida de Santo Antônio; Comunidade católica se prepara para dia 13 de junho

Por Juliane Zapparoli, de Caraguatatuba

“Trabalhar como voluntário é uma maneira que encontrei para agradecer uma graça que conquistei através de Santo Antônio, que para mim é tudo. Me traz paz, saúde e harmonia no meu lar”. Com essa frase, o morador de Caraguá, Joaquim Alberto Pinto Guedes resume sua devoção a Santo Antônio.

Ele é coordenador da equipe de pizzas da festa em homenagem ao padroeiro, organizada pela Igreja Católica. Aposentado e voluntário há cinco anos, sem receber nada em troca, Guedes contou ao Tamoios News que enquanto estiver vivo pretende ser atuante.

“Trabalhar como voluntário é muito prazeroso, é um ambiente sadio, onde todos estão com o mesmo intuito, que é se doar, ajudar e fazer o melhor para a igreja”, disse.

Em sua 164ª edição, a tradicional Festa de Santo Antônio em Caraguatatuba prossegue até o dia 18 de junho, com uma vasta programação litúrgica e social. As atrações podem ser conferidas na Igreja Matriz, localizada na Praça Cândido Motta, no Centro.

Joaquim Alberto Pinto Guedes é voluntário da festa

A novidade este ano é uma peça, apresentada pela primeira vez, que representará a vida de Santo Antônio. O espetáculo “De Fernando a Santo” é produzida pela Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba). Os ensaios são realizados há pouco mais de um mês e a apresentação será no dia 13 de junho.

O coordenador de Teatro da Fundacc, Heron Carrillo, é diretor e autor da peça e revela que ele mesmo não sabia de algumas das coisas que pesquisou sobre o santo. “É importante que isso seja apresentado e as pessoas também entendam a relevância que o padroeiro da cidade tem”.

O espetáculo está marcado para as 18h, tem aproximadamente 30 minutos e envolve interpretação, canto e mudanças de personagens ao longo das cenas, o que garante a satisfação do público. O elenco é composto por Matheus Souza, Bruna Guimarães, Luana Fida e Jaqueline Pires.

Foto: Gianni D’Angelo/Arquivo

Programação – As comemorações incluem ainda a quermesse, Caminhada Penitencial ao Morro de Santo Antônio, procissão, benção dos pães, bolo do santo e um casamento comunitário.

A festa típica e o sorteio de prêmios agitam as noites na Praça Cândido Motta e no salão paroquial até o dia 18 de junho. A Caminhada Penitencial ao Morro de Santo Antônio será no dia 11/06, a partir das 8h, os fiéis saem em procissão da Igreja Matriz em direção ao alto do alto do morro para uma missa campal que iniciará às 10h.

Já as comemorações do Dia de Santo Antônio no dia 13 de junho começam às 8h, com a missa, bênção dos pães e venda do bolo de metro, na Igreja Matriz. Às 11h, 7 casais se unirão em matrimônio no casamento comunitário. As 18h terá uma missa e benção dos pães.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.