Cultura São Sebastião

Casa Brasileira abre suas portas na Rua da Praia

Tamoios News
Fotos: Divulgação

“Música na Sacada” inaugura novo espaço para a Cultura e Artes em Casarão Colonial

 

 

O Instituto Mpumalanga – Cultura, Tecnologia e Meio Ambiente inaugura neste domingo (17), a Casa Brasileira, instalada em um casarão colonial da cidade, com a realização do evento “Música na Sacada”. Trata-se de um novo espaço para a cultura e as artes em São Sebastião, e a festa de inauguração deste domingo, vai tomar o calçadão da orla na avenida Dr. Altino Arantes (Rua da Praia), a partir das 20h. A Casa ficará aberta ao público até o Natal. Depois funcionará de terça a domingo, das 10h às 21h.

A cantora baiana Mariene de Castro será destaque do evento, que terá também a participação das cantoras Luciana Oliveira e Renata Jambeiro, das orquestras de cordas e de metais da cidade, da Banda da Caravana das Artes e do Coral Municipal de São Sebastião. Parceira do Instituto Mpumalanga e da Caravana das Artes, Mariene de Castro fará aparições musicais na sacada durante o evento. Como outros artistas convidados, a cantora participa voluntariamente e será madrinha do novo espaço.

Instalada no número 84 da Rua da Praia, Centro Histórico da cidade, a Casa Brasileira abre as portas do casarão tombado pelo patrimônio histórico com várias exposições, como a do pintor Élon Brasil. Especializado no registro artístico de comunidades indígenas, ele estará em São Sebastião para a inauguração e terá seis obras expostas.

A cantora baiana Mariene de Castro fará participação especial na inauguração

Mostras – A Casa Brasileira será um espaço de construção de conhecimento, memória e valorização dos saberes tradicionais de comunidades quilombolas, indígenas e caiçaras atendidas pelos projetos do Instituto Mpumalanga. O local é uma casa conceito idealizada pela jornalista Adriana Saldanha, gestora do Instituto, que pretende promover o acesso à educação pela arte.

Além das obras de Élon Brasil, haverá mostras do escultor Mito, do xilógrafo Severino Borges e do Duo Street Art B-47.

No local serão mostradas ainda a delicadeza dos bordados do grupo Mãos de Ariadne e uma exposição de têxteis do Continente Africano, como os monumentais kentes do Gana, os algodões tinturados com índigo do Mali e do Burkina Faso, os bordados do povo wodaabe, a intrincada tecelagem dos povos kuba, os algodões etíopes e os multicoloridos e controversos wax prints.

A Casa Brasileira terá entrada gratuita e uma programação anual com exposições, oficinas de artes, palestras, debates, pockets musicais e um bistrô temático, com vista para o mar, para uma experiência gastronômica com sabores das diversas regiões do Brasil, em meio às paredes antigas e restauradas do imóvel datado do século XVIII.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.