Cultura São Sebastião

“Causos” e filme são atrações no Cine Navegador nesta terça-feira

Tamoios News
Divulgação

 

Neide Palumbo conta um causo antes da exibição do filme “Narradores de Javé”

Nesta terça-feira (7), ás 19h o Espaço Cultural Circo Navegador trará um prato cheio de memórias e narrativas na programação do Cine Navegador, que é um Cineclube com programação regular. Serão duas atrações que irão entreter e cativar: a programação começa com a contadora de causos caiçaras, Neide Palumbo, que abrirá a noite com uma narrativa típica da nossa região e em seguida teremos a exibição do filme “Narradores de Javé”, dirigido por Eliane Caffé, que nos presenteia com uma linda história sobre a realidade brasileira.

O causo caiçara típico da cultura local será contado por Neide Palumbo, que é a nossa homenageada. Ela é nascida em São Sebastião e foi professora por muito tempo na rede municipal em escolas afastadas. Numa época em que não haviam estradas e o acesso era feito por barco, ela passava a semana dando aulas nas comunidades isoladas e assim foi colecionando histórias e as reinventando ao seu jeito.

O longa-metragem “Narradores de Javé” retrata a história de um povoado do Vale de Javé, situado no sertão baiano, que está prestes a ser inundado devido a construção de uma enorme usina hidrelétrica. Diante dessa situação terrível, a comunidade se reúne para discutir diversas formas de como resolver o problema. De acordo com os moradores o ideal seria preparar um documento oficial, contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, justificando sua preservação, ou seja, o importante é provar para “todos” que o local abriga um patrimônio que não pode ser perdido e, por causa disso, decidem escrever os feitos da história de Javé, na esperança de impedir o desaparecimento da ciade.

Com a sala sempre lotada o Cine Navegador já está 6ª exibição. Este é um projeto cineclubista que tem como objetivo central exibir filmes e, a partir deles, provocar reflexões nas pessoas. Com isso busca estimular a criação de um público crítico e simpatizante ao cinema, além de possibilitar a realização de diálogos entre os participantes.

A programação conta com um acervo próprio formado por aproximadamente 200 filmes da Coleção do Cinema Brasileiro Contemporâneo, cedida pela Ancine (Agência Nacional do Cinema), bem como outras obras nacionais e estrangeiras.

Além disso, a proposta também faz uso de plataformas de livre distribuição cinematográfica, como por exemplo o “VIDEOCAMP – filmes que transformam”, incentivando essa prática junto a outras instituições. O projeto é uma iniciativa do Circo Navegador e do Instituto de Memória Brasil Vivo, e atualmente não conta com nenhum tipo de financiamento público ou privado.

São Sebastião não tem salas de cinema e esta proposta prenche um importante espaço na cultura da região atendendo uma demanda que não tem muitas opções para apreciar e discutir cinema. Os ativistas do Cine Navegador participaram do Fórum Setorial de Audiovisual em São Sebastião no mês de outubro colaborando com o convite do mediador Thiago Franco, produtor cinematográfico e ex-assessor especial da Ancine. Esse encontro trouxe uma grande quantidade de reflexões e desafios para os produtores da região.

Quem somos – O grupo está em São Sebastião desde 2002.  Nos últimos três  anos mantem em funcionamento o Espaço Cultural Circo Navegador, em um charmoso e atraente galpão instalado na Vila Amélia, onde são desenvolvidas atividades regulares de criação, formação, reflexão e apresentação artística.

“Acreditamos que as artes vão muito além da opção estética, elas são uma opção política, um modo de refletir sobre o mundo e as relações humanas. Com esse claro posicionamento, oferecemos um espaço democrático e com grande poder de interação nas várias camadas da sociedade” diz Luciano Draetta, diretor artístico do Circo Navegador.

Serviço:
Filme: “Narradores de Javé” – 07 de Novembro às 19h
Participação especial: Neide Palumbo
Espaço Cultural Circo Navegador
R. Prefeito Mansueto Pierotti, 826, Vila Amélia, São Sebastião
Entrada gratuita | Capacidade da sala para 70 pessoas
Mais informações: (12) 3892-2589

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.