Cultura São Sebastião

Conexão entre dança contemporânea e danças brasileiras acontece em Boiçucanga

Tamoios News
Divulgação

O Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura, Poiesis, Oficinas Culturais e a Prefeitura de São Sebastião convidam a comunidade para a “Conexão entre dança contemporânea e danças brasileiras” que acontece neste domingo (11) e no dia 25, na Academia DanceArt, localizada na Estrada do Cascalho, em Boiçucanga. O evento é destinado para pessoas com mais de 16 anos de idade, o limite de vagas por domingo é de 30 pessoas.

Por meio do estudo das Danças Brasileiras, a oficina explora passos, ritmos, posturas e manobras coreográficas populares dentro de um processo contemporâneo de estudo da cena. Os participantes experimentarão possibilidades de reelaborar danças como o Frevo, Cacuriá, Côco, Maracatú e Jongo.

Segundo os idealizadores do projeto a abordagem será somática, para que possam organizar e buscar sua linguagem corporal própria. Os estudos, as relações e as improvisações serão concebidos no âmbito do grupo, respeitando e otimizando as vocações individuais e coletivas dos participantes.

A coordenação da atividade fica a cargo da atriz, dançarina profissional e pesquisadora Cultural que trabalha com dança e teatro há mais de 20 anos, Mônica Alvarenga. Desde 2003 ela desenvolve um estudo acerca da Cultura Popular Brasileira.

Neste mesmo período desenvolveu seu trabalho como Arte Educadora em Instituições, Fundações e Escolas. Em 2014 verticalizou sua pesquisa dentro do curso “A Arte do Brincante para Educadores” no Instituto Brincante.

Mônica é curadora e criadora do “I Festival de Artes de Roseira”, em Roseira, no Vale do Paraíba. Graduada em Artes Cênicas pela Faculdade Santa Cecília, especialista em Dança e Consciência Corporal pela FMU, e formada pelo Método Ivaldo Bertazzo. Atualmente, integra o Núcleo Cênico de Teatro como intérprete e diretora, Cia O Clã da Dança como intérprete e diretora, e é fundadora do Elekô Coletivo Cultural e do Ateliê Cênico de Dança em Pindamonhangaba.

Serviço: A Academia DanceArt está localizada na Estrada do Cascalho, nº: 254, sala 7, em Boiçucanga, Costa Sul da cidade.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.