Cultura Ilhabela

Congada da Festa de São Benedito e Semana da Cultura Caiçara traz show de Almir Sater

Tamoios News
Foto: Divulgação

Grupo Paranga também faz parte da programação


Os shows musicais da programação da Congada da Festa de São Benedito e da Semana da Cultura Caiçara já estão definidos, numa realização da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura. No sábado (19), a partir das 22h, o cantor Almir Sater subirá ao palco para apresentar seus grandes sucessos. No domingo (20), também a partir das 22h, será a vez do Grupo Paranga, de São Luiz do Paraitinga animar a festa.

Os dois eventos são considerados as maiores manifestações culturais e folclóricas do arquipélago. “A Congada tem mais de 200 anos de tradição e devoção caiçara; é um evento que está no coração e na alma de nossa gente, uma bela festa que merece e deve ser preservada. A nossa Administração prioriza a valorização da cultura local”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

Almir Sater – Com mais de 35 anos de carreira e 12 discos gravados, o primeiro em 1981, “Estradeiro” pela Continental, o compositor, cantor e violeiro Almir Sater, um dos artistas mais completos, graças ao seu virtuosismo, continua a encantar gerações. O músico tornou-se um dos mais respeitados ao empunhar sua viola de 10 cordas, popularmente conhecida como viola caipira.

Sua trajetória musical sempre foi marcada por grandes feitos. Com o 4º Prêmio da Música Brasileira (1991), Almir foi escolhido como melhor Solista e Música Instrumental, com a belíssima “Moura”, e como coautor de “Tocando em Frente”, em parceria com Renato Teixeira, na voz de Maria Bethânia, como a melhor canção da MPB, esta considerada um “hino” motivacional desde então.

Também obteve grande destaque ao aceitar convites para representar personagem de violeiro em novelas como “Pantanal” e “Rei do Gado”, além de Ana Raio e Zé Trovão; e Bicho do Mato (2006).

Dono de um talento ímpar e versatilidade como instrumentista, Almir Sater foi apontado pela Revista “Rolling Stone Brasil” entre os 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão na edição de 2012. Em 2015, gravou o CD “AR” em parceria com Renato Teixeira nas plataformas digitais.

Grupo Paranga – Paranga é apelido carinhoso de São Luiz do Paraitinga e contração do nome do rio que passa pela cidade, Rio Paraitinga. O grupo surgiu na década de 70 na cidadezinha que fica no interior do estado de São Paulo, com cinco irmãos e dois primos que queriam divulgar a obra de Elpídio dos Santos.
Elpídio, nascido em São Luiz, foi um grande compositor da música brasileira compondo valsas, sambas, marchinhas e outros diversos ritmos.

A parceria de maior sucesso na vida do compositor foi com Mazzaropi. Muitas de suas músicas fizeram parte dos filmes do cineasta e eles se tornaram grandes amigos.

O Paranga passou por várias mudanças em sua formação e hoje tem como principais divulgadores da obra de Elpídio, Negão dos Santos (filho do compositor) e Renata Marques.

Mais programação – A Congada da Festa de São Benedito e a Semana da Cultura Caiçara contam com uma extensa programação, dentre elas a entrega oficial da canoa “Vencedora”, que passava por restauração.

“A canoa-de-voga ‘Vencedora’, está há mais de 100 anos no arquipélago; tem cerca de 11 metros de comprimento e foi escavada em um tronco de Jequitibá. A canoa foi durante décadas o meio de transporte mais utilizado pelas comunidades caiçaras no Litoral Norte. Hoje, pouco usadas, elas sobrevivem graças ao trabalho artesanal de alguns pescadores que tentam preservar a cultura caiçara”, explicou o secretário da pasta, Nuno Gallo.

A exposição “Cultura Caiçara” e o “Cine Caiçara”, são outras duas ótimas opções dentro do evento, previstas para começar na próxima quinta-feira (17), nos salões da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).

Ainda dentro da festividade, moradores e visitantes poderão conhecer e desfrutar da hospitalidade na “Casinha Caiçara”, onde os anfitriões Velha Verônica e Vandinho Caiçara, os aguardarão, especialmente no fim de semana entre 18 e 20 de maio, com muito café, bolo, biju, concertada e bastante conversa e história caiçara. A Casinha fica no Centro Cultural da Vila e estará aberta para visitação sempre das 10h às 20h. Haverá ainda a Exposição Congada e Baile dos Congos.
Confira a programação completa:

Dia 17 – Quinta-feira
19h – Abertura oficial e entrega da Canoa Vencedora
19h – Quermesse e shows – Praça Coronel Julião;
20h – Orquestra Popular de Ilhabela;
21h – Tin Mazzo e banda;

Horários a confirmar: Exposição Cultural Caiçara e Cine Caiçara – Fundaci – Vila

Dia 18 – Sexta-feira
15h – Casinha Caiçara com Velha Verônica e Vandinho Caiçara – café, bolo, biju e concertada para conversas e histórias caiçaras. A Casinha fica no Centro Cultural da Vila e estará aberta para visitação das 10h às 20h;
17h – Levantamento do Mastro de São Benedito / Distribuição de bolo e concertada – em frente à Igreja Matriz;
19h – Quermesse e shows – Praça Coronel Julião;
21h – Aline Outa;

Dia 19 – Sábado
8h30 – Meia Lua / Procissão de São Benedito – Ruas da Vila;
10h – Baile dos Congos – Ruas da Vila;
10h, 15h e 18h – Casinha Caiçara com Velha Verônica e Vandinho Caiçara – café, bolo, biju e concertada para conversas e histórias caiçaras. A Casinha fica no Centro Cultural da Vila e estará aberta para visitação das 10h às 20h;
12h30 – Ucharia de São Benedito – Igreja Matriz;
14h – Baile dos Congos – Ruas da Vila;
19h – Quermesse e shows – Praça Coronel Julião;
21h – Felipe Bianchi e Trio;
22h – Almir Sater;

Dia 20 – Domingo
6h – Alvorada Festiva;
8h30 – Meia Lua / Procissão de São Benedito e Missa dos Congos – Igreja Matriz;
10h – Baile dos Congos – Ruas da Vila;
10h, 15h e 18h – Casinha Caiçara com Velha Verônica e Vandinho Caiçara – café, bolo, biju e concertada para conversas e histórias caiçaras. A Casinha fica no Centro Cultural da Vila e estará aberta para visitação das 10h às 20h;
12h30 – Ucharia de São Benedito – Igreja Matriz;
14h – Baile dos Congos – Ruas da Vila;
18h – Procissão e Missa de São Benedito – Igreja Matriz;
19h – Quermesse e shows musicais – Praça Coronel Julião;
21h – Larissa Cavalcanti;
22h – Grupo Paranga.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.