Cidades Cultura

Exposição mostra a origem e os costumes do povo caiçara

Tamoios News

A Exposição do Projeto Origens – Fase 3 – Caiçara, com obras do Grupo Ubuntu Caraguá Ceramistas e Grupo Oca de Ubatuba , será aberta nesta sexta-feira (18), as 20h, no CIT – Centro de Informações Turísticas, na Rua da Praia, centro de São Sebastião.

Essa mostra já percorreu algumas cidades. Com o apoio da Prefeitura sebastianense, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural, o e-commerce Loja Encantes conseguiu trazer a exposição para São Sebastião.

Donos de uma cultura plural, adquirida da convivência com os portugueses e os índios, são lembrados pela coragem que demonstram no mar e a perseverança e a fé com que trabalham a terra. Restam poucos caiçaras que ainda preservam os antigos costumes, tradições e manifestações artísticas e culturais.

O desenvolvimento urbano, a valorização dos terrenos próximos ao mar e os altos impostos cobrados pelo governo expulsaram os caiçaras do seu território natural. Embora ainda esteja viva na memória dos seus descendentes e conste em alguns livros, é importante que a história do povo caiçara seja contada para não ser esquecida pela nova geração.

A exposição pode ser dividida em três temas principais. O primeiro tema remente a religiosidade e as festas celebradas pelos caiçaras. Cada artista lançou um olhar muito particular sobre esses temas, mas juntas as peças criaram um conjunto harmônico e diversificado.

Quem visitar a exposição vai ver a imagem do estandarte de reisado e a máscara de palhaço de Folia de Reis, criados pela ceramista Lu Chiata.

A imagem de São Pedro, santo protetor dos pescadores, do ceramista Carlo Cury, que está rodeada por gaivotas e próxima a procissão de barcos formada pelo conjunto de quadros na parede. Também poderá conferir a imagem de Iemanjá, em tonalidade azul do mar, com sua coroa dourada.

O segundo tema foi livre e os artistas deram asas à imaginação para retratarem o dia a dia do povo caiçara e seu respeito pelo mar e os animais dessa terra. Prepare-se para entrar em um universo de uma gente simples, colorida que conseguia tirar poesia mesmo diante das dificuldades da vida.

Nesta parte da exposição, o visitante também poderá acompanhar uma época em que o povo caiçara brincava com os vagalumes nas noites escuras e se divertia ao observar as formas engraçadas do baiacu.

Mas, nem tudo é poesia, e algumas peças mostram que, apesar de toda a sua força, o caiçara não conseguiu conter o desenvolvimento urbano e a chegada dos imigrantes e turistas às suas terras.  Esse movimento está retratado de forma muito inspirada na peça “Torre de Babel”.

O último tema retrata as lendas contadas pelo povo caiçara e que passaram de geração a geração. É uma exposição muito sensível, criada com bom gosto e originalidade. Tudo parece ter sido pensando para que o visitante lembre não apenas dos antigos caiçaras, mas do quanto os moradores do Litoral Norte são privilegiados por viver em uma terra linda e com muitas histórias.

Serviço:
Exposição Projeto Origens – Fase III – Caiçaras
De 18/08 a 01/10
Local: CIT (Centro de Informações Turísticas na Rua da Praia – São Sebastião

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.