Cultura São Sebastião

Festa Literária começa nesta quinta(19) em São Sebastião

Tamoios News

Festa Literária 2018, acontece de 19 a 22 de julho, na sede da Casa Brasileira

Com grandes nomes da literatura infantil e juvenil e instalação de um Book Truck, a Casa Brasileira, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’Anna” (FUNDASS), traz para o município a Festa Literária 2018, que acontece de amanhã, quinta(19) a 22 de julho.  O evento é gratuito, acontecerá na sede da Casa Brasileira, e conta com apoio da Editora do Brasil, da Multimídia Painel de Led e Hotel do Sol.

A Festa Literária 2018 terá presença dos renomados escritores Ilan Brenman, Telma Guimarães, Penélope Martins, Marco Haurelio, Janaína de Figueiredo; dos artistas, poetas e contadores de histórias Rudá Ventura, Aílton Guedes, Neide Palumbo, Alexandra Pericão, Tamara Castro, Josafá Filho e do grupo musical Maria Viola e Maria Pirueta.  A abertura oficial está marcada para a próxima quinta-feira (19), às 19h, com participação da escritora Penélope Martins, de Gil Vieira Sales, da Editora do Brasil, do contador de histórias Aílton Guedes, educadores, gestores e artistas.

“A Festa Literária será um momento importante da programação da Casa Brasileira este ano e a ideia é colocar São Sebastião na rota dos grandes eventos da literatura nacional e internacional”, afirma Adriana Saldanha, gestora do Instituto Mpumalanga e da Casa Brasileira.

Book Truck

Além de palestras, lançamentos e sessões de autógrafos, a novidade da Festa Literária será a instalação de um Book Truck no calçadão da Rua da Praia, ao lado da Casa Brasileira.  Um espaço para livros infantis e juvenis ao ar livre, funcionando das 10h às 22h com atividades literárias e artísticas para crianças, jovens e adultos, exposição e venda de livros, contação de histórias, saraus de música infantil e conversa com autores. Na área interna da Casa Brasileira haverá encontros com escritores, sessões de autógrafos, bate papo com autores e oficinas de poesia e leitura, com entrada gratuita.

Quatro escritores programaram lançamentos inéditos durante a Festa Literária 2018 em São Sebastião: Penélope Martins traz para noite de autógrafos o livro Minha Vida Não É Cor-de-Rosa; Telma Guimarães apresenta a coletânea de 5 livros infantis A Grande Ideia | Bela Jogada! | O Som de Cada Um | Como É Que Se Diz?  e Todo Mundo Junto;  a antropóloga Janaína de Figueiredo lançará Nós do Axé, em tarde de autógrafos e bate papo,  e o cordelista e escritor  Marco Haurelio trará  O Encontro da Cidade Criança com o Sertão Menino.  Uma palestra do escritor Ilan Brenman sobre o livro A Senhora Verdade e a Dona História marcará o  Café e Literatura.

A Festa também terá oficinas gratuitas para crianças e adultos: Gesto e Poesia, com Josafá Filho, e Prática da Leitura e do Desenho em Família, com Janaína de Figueiredo; Contação de Histórias para a garotada e para os adultos ficará a cargo da criativa Cia. Mithos e do ator e contador de histórias Aílton Guedes; Uma Roda de Conversa sobre o Universo dos Contos Populares reunirá Marco Haurelio e Neide Palumbo; Café e Literatura terá bate papo com  Marco Haurelio e  poesias do escritor Rudá Ventura.

“Estar em São Sebastião é ratificar a missão do Instituto Mpumalanga de promover educação e cultura para todos.”, afirma Adriana Saldanha, idealizadora da Festa Literária.

Inaugurada em dezembro de 2017, a Casa Brasileira abriu as portas no Centro Histórico do município, para atividades educacionais e artísticas, como encontros musicais, música na sacada, cursos, mostras culturais, rodas de conversa, pesquisas, preservação da memória, gastronomia e encontros literários.

Confira a programação da Festa Literária 2018:

   

Dia 19/07 (quinta-feira)

19h – Abertura da Festa Literária 2018 – Casa Brasileira

Lançamento: “Minha Vida Não É Cor-de-Rosa | Penélope Martins –Ed.do Brasil

     

Dia 20/07 (sexta-feira)

10h às 22h – Book Truck

11h – Contação de histórias – Cia. Mithos | público infantil

14h30 – Oficina Gesto e Poesia| com o ator Josafá Filho | Público adulto  

16h – Café e Literatura | Bate papo com o poeta Rudá Ventura

18h às 19h30 – Oficina para crianças e adultos: “Prática da Leitura e do Desenho em Família” – com a escritora Janaína de Figueiredo  

20h – Encontro com a escritora Telma Guimarães e lançamento de coletânea de livros infantis da Editora do Brasil: A Grande Ideia; Bela Jogada! ; O Som de Cada Um; Como é Que Se Diz?  e Todo Mundo Junto.  

 

Dia 21/07 (sábado)

10h às 22h – Book Truck

15h às 18h30 – Nós do Axé – Lançamento do livro e bate papo com a escritora Janaína de Figueiredo  

16h às 18h – Café e Literatura – Bate papo com o escritor Ilan Brenman sobre o livro A Senhora da Verdade e A Dona História e a trajetória como escritor e narrador de contos de toda parte do mundo

 

 

Dia 22/07 (domingo)

10h às 22h – Book Truck

15h – Universo dos contos populares – Roda de conversa com o poeta e cordelista Marco Haurélio e a contadora de histórias caiçaras Neide Palumbo  

17h – Café e Literatura – Lançamento do livro O Encontro da Cidade Criança com o Sertão Menino, do poeta e cordelista Marco Haurélio   

Encerramento da Festa Literária com o grupo musical Maria Viola e Maria Pirueta.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.