Caraguatatuba Cultura

Fundacc celebra 25 anos com show da banda Fresno na Praça da Cultura

Tamoios News
Divulgação

A  Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) comemora este mês 25 anos de existência. Como parte da celebração, no próximo dia 8 haverá um grande evento na Praça da Cultura (Avenida da Praia – Centro), a partir das 15h, encerrando com show da banda Fresno. Também haverá peças de teatro e espetáculos de dança

O evento desta sexta-feira (8) terá variadas atrações musicais, folclóricas e teatrais, as quais representam o legado da Fundacc na cidade de Caraguá nas últimas duas décadas e meia. Além disso, haverá também exposições de projetos de alunos das Oficinas Culturais.

Já a banda Fresno, um presente especial concedido pela APAA – Associação Paulista Amigos da Arte, sobe ao palco às 22h.

No dia 14, às 20h, o Teatro Mario Covas recebe o espetáculo “Adeus, Palhaços Mortos”, por meio Programa de Ação Cultural -ProAc, do governo do Estado, de forma gratuita. No sábado, dia 15, o Corpo de Baile de Caraguatatuba, apresenta ‘Colheita’, também com entrada franca.

Criação – O surgimento da Fundacc se deu pela Lei Municipal 282, de 30 de Dezembro de 1992, autorizada pelo então prefeito de Caraguatatuba, José Dias Paes Lima. De acordo com o Artigo 2º da Lei, compete à Fundacc “formular políticas culturais no município, patrocinando atividades artísticas e visando um maior acesso da população aos bens culturais”.

Sua efetiva implantação se deu em janeiro de 1993, já na gestão do prefeito José Sidney Trombini, com exposições artísticas de cerâmica, fotografia e artesanatos regionais, valorizando a arte local, e recuperação do Carnaval de Rua.

Seu primeiro presidente foi Pedro Norberto dos Santos, entre os anos de 1993 e 1996. Desde então, mais nove nomes passaram pela presidência da fundação, entre interinos, efetivos e intervencionistas, sendo Silmara Mattiazzo a atual presidente.

Além das Oficinas Culturais, estão sob a responsabilidade da Fundacc a Fonte Luminosa, o Chafariz e o Relógio do Sol, todos localizados na Praça Dr. Cândido Motta, junto com a Palmeira Imperial localizada no Pólo Cultural Adaly Coelho Passos.

Neste Polo ficam o MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, Praça do Caiçara e a Videoteca Lúcio Braun. Junto à sede da Fundacc estão a Biblioteca Pública Municipal “Afonso Schmidt” e a Biblioteca de Artes “Leopoldo Ferreira Louzada”, o Auditório “Maristela de Oliveira” e o Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros”. O Teatro Mario Covas é outro núcleo da fundação.

A Fundacc oferece, atualmente, 36 modalidades nas áreas de Artes Plásticas, Artesanato, Teatro, Literatura, Folclore e Tradições Populares, Dança, Música, Cine-Foto-Vídeo, em oito espaços

Conta, ainda, com 69 artistas orientadores que atendem 482 turmas nas unidades da Fundacc, um total de 6 mil aprendizes.

Foto: JC Curtis/Fundacc

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.