Caraguatatuba Cultura

Grupo Ubuntu inaugura exposição Retábulos

Tamoios News
Fotos: Luís Gava/PMC

Os grupos Ubuntu Caraguá Ceramistas, Oca de Ubatuba, Santo de Casa de São José dos Campos e artista convidado, Carlos Gama, de São Paulo, presenteiam o público apreciador das belas artes com um novo trabalho: “Retábulos – O Sagrado de Cada de Um”. A exposição será aberta nesta quinta-feira (26), às 19h, na Secretaria de Turismo de Caraguatatuba.

Esse trabalho nasceu de uma viagem ao Peru, onde a arte dos retábulos é viva e aborda fatos históricos e culturais presentes no folclore e religiosidade do povo.

“Nessa viagem, lembrei-me das figureiras de São José dos Campos (que moldam figuras, utensílios e cenas cotidianas, em argila, como uma forma de proteger a cultura dos ancestrais). O Ubuntu se reuniu e a proposta foi que cada um revisitasse o seu sagrado. O que cada um celebra interiormente em silêncio e reverência? Foi uma experiência emocionante para todos. E o resultado está aí, retábulos individuais com cores, formas, queimas e finalizações diferentes”, conta Carlo Cury.

A arte retabulística surgiu em momentos distintos na história das religiões: cristianismo, budismo, xintoísmo, hinduísmo, entre outras, como meio de conquistar e envolver os fiéis em momentos de prece.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.