Cultura Ilhabela

Programas culturais são abertos nesta quinta-feira

Tamoios News
Fotos: Divulgação / PMI.

Circuito cultural de bens históricos e exposições fazem parte da 1ª fase de programas  para fomento e valorização do patrimônio histórico

 

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza o lançamento da primeira fase dos programas municipais “Caminho da Nossa História” e “Museu em Rede”, na tarde desta quinta-feira (28), às 17h, no Centro Cultural da Vila.

O objetivo é interligar os atrativos de prédios históricos do município e, futuramente, ampliar o programa em novas fases. O “Caminho da Nossa História” terá sua primeira fase centrada no bairro da Vila e evidenciará pontos históricos e culturais do local. Segundo a pasta responsável, a intenção é que os visitantes circulem pelos prédios de forma não monitorada, por ser o programa autoexplicativo e com descrições em três idiomas.

Estão inseridos no circuito cultural “Caminho da Nossa História” os seguintes pontos: Antigo Mercado de Escravos (atual imobiliária) e Antigo Pelourinho, ambos em frente à Praça Coronel Julião de Moura Negrão; prédio onde funcionava a antiga Cadeia e Fórum (atual sede administrativa do Parque Estadual de Ilhabela); Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso; atual sede da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), localizada na rua Dr. Carvalho e antiga bateria de canhões, próximos à Praça das Bandeiras. As visitas acontecerão a céu aberto.

Também será inaugurado o programa “Museu em Rede”, que ficará exibido no Centro Cultural da Vila e trará ao público três grandes exposições. A primeira delas, Náufragos e Navegantes, contará a história dos naufrágios na cidade. Sua importância está na preservação e divulgação de bens subaquáticos. Serão expostos textos, objetos e maquetes sobre a temática.

A exposição História da Congada apresentará a Congada da Festa de São Benedito de Ilhabela, intencionando a valorização do rico patrimônio cultural advindo dessa tradição, textos e imagens audiovisuais estarão à disposição do público. “A Congada de São Benedito é considerada a maior e mais antiga tradição cultural artística da cidade e vem resistindo ao longo dos anos, mostrando que o conhecimento das tradições e dos costumes caiçaras fazem parte da vida e da história dos moradores”, é o que explica o prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório.


A última das exposições, A história da E. E. Dr.º Gabriel Ribeiro dos Santos, tem por finalidade valorizar e recontar a história do prédio que abrigou a unidade escolar desde o tempo em que o nome do município era Villa Bela. Textos, livros e objetos contarão a história do prédio.

“A inauguração deste roteiro histórico cultural é o cumprimento do compromisso de gestão do prefeito Márcio Tenório com a Secretaria de Cultura. Com a iniciativa destes dois programas municipais conseguimos dar continuidade ao resgate, preservação e divulgação da nossa cultura”, destacou o secretário de Cultura, Oswaldo Nuno Gallo.

Já a diretora de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, Cintia Bendazzoli, diz que a importância de ambos os programas é principalmente a identificação, valorização e difusão do valor histórico dos espaços. “São locais conhecidos pela população e que são visitados e incorporados dentro da urbanidade, mas que muita gente não conhece a sua história na profundidade. A ideia é trazer à tona essas histórias e proporcionar conhecimento à população, turistas e público escolar, sobre os mesmos espaços, agora revalorizados e ressignificados para o município”, explicou.

O prefeito finaliza dizendo que “uma das propostas da atual administração é a valorização da identidade cultural. O que segue sendo bem feito e proporcionado pela pasta de Cultura que viabiliza meios de propagação e disseminação da identidade e magnitude do nosso arquipélago”, concluiu Tenório.

Os programas ficarão expostos para visitação por tempo indeterminado. Em breve, novas fases poderão ser visitadas.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.