Caraguatatuba Cultura

Projeto “Prata da Casa” recebe músico Montemor com homenagem à Tropicália

Divulgação

O Projeto “Prata da Casa” da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba retorna suas atividades amanhã (10), às 20h30, com uma apresentação especial na Praça Cândido Motta do músico Montemor que canta Caetano em homenagem aos 50 anos da Tropicália.

Fernando Montemor é músico de formação popular e começou a se apresentar em bares e restaurantes da cidade de Presidente Prudente, em 1990. É formado em regência de bandas e fanfarras pela Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, sendo também fundador do Coral Municipal Cellina Pellizzari, de Ilhabela, e do Chorus Vocalis, de Caraguatatuba.

Hoje Montemor atua como regente do Chorus Vocalis, mas continua os trabalhos como músico de MPB. Por isso, sua homenagem ao Cinquentenário do Movimento Tropilalista.

O Tropicalismo foi um movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre 1967 e 1968. Seus participantes formaram um grande coletivo, cujos destaques foram os cantores-compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil, além das participações da cantora Gal Costa e do cantor-compositor Tom Zé, da banda Mutantes, e do maestro Rogério Duprat.

A cantora Nara Leão e os letristas José Carlos Capinan e Torquato Neto completaram o grupo, que teve também o artista gráfico, compositor e poeta Rogério Duarte como um de seus principais mentores intelectuais.

Os tropicalistas deram um histórico passo à frente no meio musical brasileiro. A música brasileira pós-Bossa Nova e a definição da “qualidade musical” no País estavam cada vez mais dominadas pelas posições tradicionais ou nacionalistas de movimentos ligados à esquerda. Contra essas tendências, o grupo baiano e seus colaboradores procuram universalizar a linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial, como o rock, a psicodelia e a guitarra elétrica.

Prata da Casa – Criado em 2012, o projeto “Prata da Casa” contempla artistas solos, grupos e bandas caiçaras, desde inéditos até aqueles que já fazem parte do cenário musical da cidade, buscando valorizar o talento local. As apresentações são concentradas na Praça Cândido Motta.

Na próxima sexta-feira (17), a música na praça ficará por conta do Clube do Choro de Caraguá. Mais informações pelo site fundacc.sp.gov.br ou pelo Facebook (facebook.com/fundacc).

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.