Cultura Litoral Norte

Virada Sustentável acontece pela 1ª vez em São Sebastião – Ilhabela

Tamoios News
Fotos: Divulgação

1ª edição na região une as duas cidades em prol da sustentabilidade e transformação 

 

As cidades de São Sebastião e Ilhabela realizarão, pela primeira vez, a Virada Sustentável a partir da sexta-feira (6), até domingo (8). O evento é um movimento de mobilização colaborativa em prol da sustentabilidade, baseada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável defendidos pela ONU. Para a realização da Virada Cultural foi necessário firmar parceria entre as prefeituras e organizações da sociedade civil, grupo de voluntários e empresas de diversas atuações agindo em a favor da comunidade e conexão entre as cidades.

Os dois municípios compartilham os mesmos desafios para o desenvolvimento sustentável, como a expansão do porto e as receitas que recebem do petróleo, assim como suas maiores riquezas naturais, e por esse motivo, sediarão o evento em conjunto.

Segundo a chefe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) de São Sebastião, Nathalie Pacheco, sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico, sem agredir o meio ambiente, e administrar uma cidade é pensar no futuro e em melhores condições de vida. “A Virada Sustentável nos trará uma oportunidade única de interagir, vivenciar e trabalhar alternativas em prol do meio ambiente e da sociedade”, completou.

Neste ano serão apresentados projetos artísticos, culturais, sociais e ambientais, abordando temas relacionados a resíduos, mobilidade, economia colaborativa e criativa, água, dentre outros. Toda programação gratuita será publicada em breve nos canais do evento e para imprensa. A organização foi surpreendida positivamente com 68 projetos inscritos e e 118 voluntários.

Na abertura, sexta-feira (6), a Virada tem seu pontapé inicial com atividades da Associação Barreiros em Ilhabela e Instituto Verdescola em Sào Sebastião. No sábado (7), a partir das 9h, uma programação variada contemplando transformação, sustentabilidade, cultura e sociedade se estende durante todo o sábado em Ilhabela, no Perequê. As atividades vão desde rodas de conversa a atrações musicais. Já no domingo (8), as atividades se voltam para São Sebastião, onde uma agenda diversa e interativa contempla o mesmo escopo com outras atrações, também ao longo de todo o dia na Rua da Praia.

Foram escolhidos assuntos relevantes da sociedade atual, especialmente na região do Litoral Norte, que juntamente aos eventos da programação artística, serão debatidos nas rodas de conversa. Os temas que serão abordados são: resíduos; mobilidade; economia colaborativa e criativa; água; cenários futuros e vida em sociedade no século 21.

Para mais informações acesse: https://www.facebook.com/viradasustentavelsaosebastiaoilhabela

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.