Notícias Tipiti

#10 – 5 de Dezembro

Tamoios News

Operação Torniquete I
Hoje (5) foi mais um dia intenso para a Polícia Federal dentro da Operação Torniquete, que apura desvios de recursos federais e estaduais em São Sebastião, entre os anos de 2009 e 2016. Pela manhã, agentes da PF bateram na porta na casa de Wagner Teixeira, em Boiçucanga. Wagner não foi encontrado. Está em viagem. Ainda sim, a PF recolheu alguns documentos para averiguação. Nesta tarde, o ex-prefeito Ernane retribui a visita da PF em sua casa na última quarta-feira (29), e compareceu para prestar depoimento na Delegacia.

Operação Torniquete II
Vale lembrar que as ações da PF na Operação deflagrada na semana passada não se limitam a São Sebastião, e incluem também mandados de busca e apreensão (cerca de 40) em órgãos públicos municipais, empresas e residências de investigados nas cidades de Ilhabela, Caraguatatuba, São José dos Campos e São Paulo. É aguardar os desdobramentos, e também outros envolvidos, que devem também depor, como ex-secretários municipais e até vereadores, a exemplo de Teimoso (PSB) e Ernaninho (PSC) – que já foram visitados pela PF. No cumprimento de mandado de busca na casa de Ernaninho, a polícia encontrou também R$ 161 mil.

Feliz Ano Novo?
Mas a Justiça não mira apenas ex-gestores em São Sebastião. Tramita hoje, dois processos que visam a cassação do atual prefeito, Felipe Augusto (PSDB), em que lhe pesam acusação de abusos de poder econômico e uso indevido de meio de comunicação nas últimas eleições. Um dos processos é movido pelo PMDB local, outro é de autoria do próprio Ministério Público, com apoio também da Polícia Federal. Todavia, desfechos sobre a atual situação, como também respostas sobre o passado político sebastianense devem ficar para o próximo ano. Em dias inicia recesso no Judiciário, deixando para o 2018 expectativas.

Major I
O deputado Sérgio Olímpio Gomes, mais conhecido como Major Olímpio (SD) divulgou um vídeo nas redes sociais hoje (5), direcionado a munícipes e turistas de Ilhabela e São Sebastião para falar sobre o que considera descaso e omissão do Estado quanto ao serviço de travessia nas balsas. O vídeo tem 5 minutos de críticas ao governador Geraldo Alckmin, e relata o tempo de espera de horas para a travessia, que acaba por ocupar bairro residencial em torno da balsa, em São Sebastião.

Major II
Segundo o major, que diz ser morador de veraneio de Ilhabela, com casa no arquipélago há mais de 20 anos, Geraldo Alckmin faz ouvidos “mongos” para as criticas da população, tendo em vista já deixar o cargo, em 120 dias, para a disputa das eleições presidenciais. O deputado promete fazer pressão e cobranças sobre o contrato do serviço da travessia. Em sua avaliação, Ilhabela está ficando inacessível por incompetência. Por fim, promete fazer me janeiro manifestações para chamar atenção da mídia.

Cidades Digitais I
O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, recebeu nesta terça-feira (5), os prefeitos de Caraguatatuba, Aguilar Junior; e a prefeita de Lourdes, Giseli Tonchis; acompanhado dos vereadores de Ilhabela, Gabriel Rocha, Mateus Pestana, Vando da Vila e Marquinhos Guti. Eles participaram do I Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte Paulista. O Fórum recebeu representantes de aproximadamente 15 cidades do Estado de São Paulo, que acompanharam palestras sobre experiências do uso da tecnologia para melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Cidades Digitais II
No evento, o prefeito de Ilhabela falou sobre as iniciativas do município no uso de tecnologia em transporte e mobilidade urbana, geoprocessamento e para controle de jipeiros e no trânsito de acesso à balsa. Também lembrou que o planejamento da gestão municipal prevê novos investimentos em tecnologia da informação. “A tecnologia é uma grande aliada para a execução de nosso plano de governo, que tem o objetivo de levar cada vez mais bem-estar à nossa população”, destacou Márcio Tenório na abertura do evento.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.