Notícias Tipiti

#16 – 13 de Dezembro

Tamoios News

Seesp
Luiz Carlos Cardim não é mais responsável pela Secretaria de Esportes de São Sebastião (Seesp). Quem assume a Pasta, é Ricardo Rosa, professor e servidor. Cardim era um dos poucos secretários que estava desde o início da gestão de Felipe Augusto – que já contabiliza diversas trocas de secretários. Ele que já tinha ocupado a mesma função em Caraguá, durante gestão do sogro de Felipe Augusto – Antonio Carlos, Cardim escolheu as redes sociais para anunciar sua saída do Governo Municipal sebastianense.

Irmandade
A Câmara de São Sebastião aprovou, em regime de urgência especial, a prorrogação do convênio com a Irmandade da Santa Casa Coração de Jesus. A entidade, mantenedora do Hospital de Clínicas, gerencia também o pronto-socorro central, o pronto-atendimento de Boiçucanga, o Centro de Especialidades Médicas e o Samu. Nos termos do convênio, a Prefeitura se compromete a repassar R$ 4,5 milhões ao mês até dezembro do próximo ano, num total de R$ 54 milhões.

Falta
A falta de dois vereadores na Câmara de São Sebastião nesta quarta-feira (13), durante sessão extraordinária, foi notada e avaliada de forma diferente. O vereador Ernaninho (PSC) tomou a palavra para explicar que Elias Rodrigues de Jesus (DEM), o Pr. Elias, estava em Taubaté, por motivos de saúde, e o Professor Gleivison (PMDB) não estava presente por estar naquele momento, em sala de aula. Todavia, o presidente da Casa de Leis, Reinaldinho considerou de forma diferente a ausência do par.

Falta II
Para Reinaldinho a falta do Pr. Elias é justificada já que trata-se de motivos de saúde. O mesmo não aconteceria com Glevison, já que apesar de um parlamentar poder ter outro trabalho, o mesmo tem que ser compatível com a função de vereador. E por uma questão de “interesse público”, a Câmara deve ficar em primeiro lugar. Assim, Reinaldinho informou que a falta de Gleivison por estar dando aula será encaminhada e analisada pelo Departamento Jurídico do Poder Legislativo.

Falta III
Contudo, apesar das considerações do presidente da Câmara, o primeiro secretário da Mesa Diretora, Onofre Santos Neto (DEM) se pronunciou contrariando e antes de encerrar oficialmente a sessão considerando ausência justificada dos vereadores Pr. Elias e Professor Gleivison.

Carro Maior?
Na sessão extraordinária da Câmara sebastianense, na manhã de hoje (13), Mauricio Bardusco Silva (PMDB) se pronunciou para fazer pedidos ao presidente Reinaldinho. Apesar de começar o discurso elogiando a economia feita durante o ano, Maurício se queixou das limitações da estrutura que o vereador dispõem para cumprir o mandato. Assim, o vereador pediu um “carro maior”, e justificou o pedido com o argumento de que com isso, “aumentar o poder de fiscalização”.

Conselheiro
O prefeito de Caraguá, Aguilar Junior, esteve na sessão da Câmara desta terça-feira para prestar contas do seu primeiro ano de gestão. Um vídeo de 15 minutos foi apresentado para a plateia que lotava as dependências do Legislativo, bem como um informativo foi entregue apontando as principais ações do governo neste ano. Na ocasião, seu pai, foi anunciado como não penas o ex-prefeito José Pereira de Aguilar, mas também como conselheiro do prefeito.

Sem perguntas I
A prestação de contas do prefeito de Caraguá ocorre em razão do inciso VII e artigo 49 da Lei Orgânica Municipal (LOM), que determina a presença do Chefe do Executivo uma vez por ano, sempre na última sessão ordinária, para prestar contas. Assim, em respeito a Lei e a tradição, é previsto o Prefeito explanar as principais ações e medidas do governo, bem como os números quanto às despesas e receitas do município, por 30 minutos. Em seguida, responder as dúvidas e questionamentos por parte dos vereadores. Contudo, desta vez foi diferente.

Sem perguntas II
A primeira prestação de contas do primeiro ano de Aguilar Junior foi sem perguntas. Depois da exibição do vídeo feita pela Comunicação do Executivo, e da explanação do prefeito, a sessão foi dada encerrada pelo irmão do prefeito, e presidente da Câmara, Tato Aguilar. Nos corredores do Legislativo, corre que antes da sessão dessa terça-feira (12), foi acordado entre os vereadores, que a prestação de contas seria sem perguntas dos pares.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.