Eventos e shows Ilhabela

Festival Vermelhos terá apresentação aberta ao público no Dia dos Pais

Tamoios News

Festival Vermelhos em Ilhabela terá apresentação aberta ao público no Dia dos Pais

Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda também recebe apresentação gratuita no dia 18

Os sons das músicas clássica ou erudita despertam algo mágico e emocionam o seu público cativo, apreciadores ou simples ouvintes. Por isso a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, tem um convite especial a fazer a todos os moradores e visitantes da cidade: um concerto imperdível no Festival Vermelhos no Dia dos Pais.

A apresentação acontecerá no Centro Cultural Baía de Vermelhos, no domingo (12), às 11h, com a Orquestra Jovem Tom Jobim, Nelson Ayres e Tiago Costa, na regência; Mônica Salmaso, no canto; Zé Leônidas, no canto e ainda Madrigal do Coral Jovem do Estado de São Paulo.

O concerto é uma retrospectiva da obra musical composta para o teatro por Edu Lobo e Chico Buarque de Hollanda, dois dos mais influentes compositores de toda a história da música brasileira. “Será uma belíssima apresentação, que poderá ser apreciada por nossos munícipes, veranistas e turistas. O Festival Vermelhos, reúne grandes nomes da música clássica em nossa ilha e poder proporcionar o contato de toda essa cultura para nossa gente é gratificante”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

O Festival Vermelhos, prosseguirá até o dia 18 de agosto. “Ao todo serão três apresentações gratuitas. Uma delas já ocorreu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida na Barra Velha, no domingo (5). A próxima será a do Dia dos Pais e a última, no dia 18, será na igreja Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso”, explicou o secretário de Cultura, Nuno Gallo.

Instituto Baía dos Vermelhos

O Instituto Baía dos Vermelhos é o mantenedor do Centro Cultural Baía dos Vermelhos.

Concebido como um programa de integração social, é um complexo e uma instituição de produção e distribuição cultural situado próximo à Baía dos Vermelhos (nome que faz referência ao Vermelho, peixe típico da região), na ilha. Os espaços que integram o Centro Cultural são o Teatro de Vermelhos, o Anfiteatro da Floresta e a Residência de Vermelhos, onde são desenvolvidas atividades pedagógicas que promovem a criação e a ampliação de oportunidades no campo das manifestações artísticas e culturais.

Programação da semana

Sexta-feira (10)

Às 20h30 | Teatro de Vermelhos | Thiago Soares e Marcelo Bratke com o espetáculo “Sumaúma”.

O primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres, Thiago Soares, se junta ao pianista Marcelo Bratke, em um solo for two, para explorar as raízes da música e da dança no continente americano, inspirados pelo simbolismo da grande árvore da floresta amazônica Sumaúma.

Sábado (11)

Às 11h | Anfiteatro da Floresta | São Paulo Piano Quartet

O quarteto é composto por Maria Fernanda Krug (violino); Bruno de Luna, (viola); Mariana Amaral, (violoncelo), e Paulo Henrique Almeida (piano). O São Paulo Piano Quartet, grupo formado em 2014 por importantes instrumentistas do cenário musical brasileiro, apresentará repertório baseado em obras de Camille Saint-Saëens e Richard Strauss. O grupo já se apresentou nas mais importantes séries de música de câmara.

A partir das 15h | Anfiteatro da Floresta, Cida Moreira | “Na Trilha do Cinema”.

Cida Moreira (canto e piano); Omar Campos (arranjos, violões e contrabaixo), e Yuri Salvagnini (piano e acordeão), sob direção artística e roteiro de Cida Moreira e cenários de Humberto Martins, apresentarão o espetáculo em referência aos 100 anos do cinema brasileiro. Baseado em uma ampla pesquisa, o show – que mostra uma retrospectiva das mais importantes canções compostas para o cinema brasileiro desde seus primórdios, reunidas por Cida Moreira – já rodou o Brasil e vem ao Vermelhos 2018 em razão de sua pertinência e beleza que abarca todos os gêneros musicais brasileiros.

Às 16h | Anfiteatro da Floresta | Olívia Hime e Francis Hime  | “Sem Mais Adeus”.

A apresentação traz Olívia Hime (canto) e Francis Hime (canto e piano). Dirigidos por Flávio Marinho, prestam homenagens a Vinícius de Moraes, o primeiro parceiro de Francis Hime. No espetáculo, com o formato de piano e vozes, são apresentadas músicas de Vinícius com vários de seus parceiros como Tom Jobim, Carlos Lyra, Baden Powell, Toquinho e o próprio Francis. Compositor que integrou o movimento da música brasileira iniciado com a bossa nova, Francis Hime é um dos principais protagonistas da MPB (Música Popular Brasileira), a partir dos anos 1960.

Às 20h30 | Teatro de Vermelhos | Concerto em Duos

O show terá Fábio Zanon (violão), Francis Hime (piano), a soprano Carla Cottini (canto), e Ricardo Ballestero (piano).  Os matizes variados da instrumentação são explorados em concertos baseados em duos, com as junções de voz e piano e de violão e piano. Na primeira parte do programa, a soprano Carla Cottini e o pianista Ricardo Ballestero apresentarão obras de Villa-Lobos e Richard Strauss. Na segunda parte, o Concerto para Violão e Orquestra de Francis Hime – executado pela primeira vez em 2008 pela Osesp –, será interpretado em uma redução para violão e piano, com o violonista Fábio Zanon e o próprio autor.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.