Gastronomia São Sebastião

Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé é neste final de semana

Tamoios News
Foto: Divulgação

A sexta edição do “Arraial Gastronômico”, do Projeto Buscapé, já tem data para acontecer. O evento que é apoiado pela Prefeitura de São Sebastião começa nesta sexta-feira (21) e vai até domingo (23), na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, na Costa Sul, das 19h à meia noite. O Arraial receberá cozinheiros renomados, que terão barracas onde serão servidos pratos variados durante a festa.

Entre os nomes confirmados para o Arraial, estão Marcelo Corrêa Bastos, do Jiquitaia, Ivan Ralston, do Tuju, Gabriel Matteuzzi, do Tête à Tête, Flávio Miyamura, do restaurante Miya, Juliano Valese, do Torero Valese, Mônica Rangel, do Gosto com Gosto, Ana Bueno, do Banana da Terra, de Paraty, Norberto, do Frangó, Idolo Neto e Checho Gonzales, da Comedoria Gonzales, Caio Ottoboni, do Oui, Dalton Rangel, e outros. Todos os pratos custarão entre R$ 5 e R$ 15 e a arrecadação será revertida em prol do projeto.

A curadoria é assinada pelo chef Eudes Assis, vice-presidente e coordenador de Gastronomia do Buscapé, que há dez anos promove atividades culturais, esportivas e culinárias para mais de 120 crianças carentes que moram na região. O projeto faz um trabalho de capacitação desses jovens, para que no futuro eles possam trabalhar nas áreas de gastronomia e turismo.

Grande parte da verba anual do Projeto Buscapé é proveniente das vendas realizadas durante o Arraial Gastronômico. Com o valor coletado em 2017, a expectativa é de que, além dos recursos para manter as atividades do projeto durante o ano, sejam adquiridos também equipamentos e mobiliários para a nova sede da instituição, inaugurada no ano passado em Boiçucanga.

Segundo o chef Eudes Assis, a estimativa é de que 8 mil pessoas passem pelo Arraial durante os 3 dias. “A expectativa é muito boa, a estrutura está bem bacana, a atual gestão está nos ajudando muito, nos dando mais força”, disse Assis.

O projeto

Com o apoio da Policia Militar e do Ministério Público Estadual, o Projeto Buscapé existe desde 2006, contribuindo para a formação de mais de 120 crianças e jovens das escolas de bairros da Costa Sul de São Sebastião. Desde o ano passado, a instituição tem sua sede própria, que fica em Boiçucanga.

A instituição é uma associação sem fins lucrativos que promove aulas culinárias, esportivas e culturais para as crianças. O objetivo é desenvolver um programa completo para que, no futuro, esses jovens possam se tornar profissionais capacitados e que se interessem em trabalhar em áreas como Gastronomia, Turismo, Artesanato, Música, Atletismo, Judô, Jiu-Jitsu e Natação.

A área de gastronomia do Buscapé é coordenada por Eudes Assis, chef nascido no litoral norte e que se tornou um grande incentivador da culinária caiçara e da gastronomia brasileira, depois de formar seus conhecimentos de cozinha em viagens de estudos e trabalho por mais de 20 países, durante cinco anos.

De volta ao Brasil e a São Paulo, passou a promover a culinária típica do litoral norte paulista e a criar novas propostas dentro da alta gastronomia para ingredientes como os pescados locais, a mandioca e a taioba. No Projeto Buscapé, integrou-se para distribuir esse conhecimento às crianças e encontrou um lugar para seu espírito de empreendedor social.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.