Gastronomia Ubatuba

Projeto Mergulho no Pirão representa culinária caiçara em festival de Monte Verde (MG)

Tamoios News
Divulgação

Integrantes do Mergulho no Pirão já ministraram 39 pequenos cursos em escolas municipais, estaduais e particulares de Ubatuba 

 

O Projeto Mergulho no Pirão vai apresentar a história da alimentação de Ubatuba no 8° Festival Gastronômico de Monte Verde (MG), no dia 21 de outubro. 

Criado em 2016 pelo pesquisador e chef Heyttor Barsalini e pela pedagoga Isamara Gouvea, o projeto conta a trajetória da cidade e da cultura caiçara através dos hábitos alimentares e dos ciclos econômicos de 1.500 aos dias atuais.

Relativo à importância de participar da festividade, Barsalini explica que já participou do evento em 2016, contando a “História da Culinária Mineira”. Ele também falou sobre a relevância de expor a culinária caiçara em Monte Verde.

“Poder contar a trajetória da formação da cidade e do povo ubatubano, com todos os temperos que atravessaram gerações de caiçaras, será uma grata satisfação e realização, depois de toda a ampla pesquisa que realizei”, afirmou.

Azul Marinho – Os mentores da iniciativa irão palestrar um conteúdo que aborda diversos aspectos tais como: topografia, antropologia, economia e expressões artísticas da região, que são ligadas à culinária.

Além da demonstração teórica, haverá um ensinamento prático para os participantes de uma oficina gastronômica no festival. A proposta é ensinar a produzir um prato tradicional e símbolo de Ubatuba: o “Azul Marinho”.

Segundo o chef Barsalini, o Azul Marinho representa um período da história do caiçara e de Ubatuba, quando a cidade ficou, praticamente, isolada. O mestre da cozinha também disse quais serão os ingredientes.

“O prato será elaborado com banana verde, carapau, cebola, tomates do mato e cheiro verde. Será servido com farinha de mandioca, como acompanhamento, para que cada comensal prepare seu pirão, no prato, conforme o hábito dos caiçaras antigos.”


Festival – Resgatando a história, o Festival Gastronômico de Monte Verde, em sua 8° edição e com o título “Sabores e Saberes da Serra”, busca traçar um panorama da gastronomia e uma vitrine das regiões de serra e suas riquezas culturais.

O evento, que está sob a batuta da chef Sônia Kohen, proprietária do Villa Donna Bistrô, conta com mais de 25 estabelecimentos participantes, pratos criados exclusivamente para o festival e programação com diversas palestras, oficinas e aulas com chefs convidados e também da região de Minas.

O Mergulho no Pirão já ministrou 39 pequenos cursos em escolas municipais, estaduais e particulares de Ubatuba. Esteve presente, também, em eventos da localidade. No entanto, esta é a primeira vez que o projeto é visto fora do Litoral Norte de São Paulo.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.