Articulista & Colunista

Fisioterapia – a profissão do futuro

Tamoios News

Por Aline Abad

Lembro-me quando prestei vestibular em 1996; a fisioterapia era a profissão do futuro na área da saúde. Os profissionais seriam preparados para atuar de forma preventiva nas patologias adversas.

Hoje, o que se vê é uma população que não se cuida de forma preventiva. E o sistema de saúde pública ainda não está preparado para a demanda de pacientes que necessitam cuidados fisioterápicos.

Explico melhor. Uma das principais causas de afastamento pelo INSS é dor decorrente de problemas da coluna. Se tivéssemos nas escolas programas de reeducação postural, ergonomia e orientação aos alunos de forma a prevenir hábitos deletérios de postura; teríamos hoje menos afastamento de trabalhadores pelo INSS.

O resultado poderia trazer descongestionamento dos postos de atendimento em saúde e desoneração dos cofres públicos.

Infelizmente não existe a cultura do cuidado preventivo. O paciente nos procura em grande parte das situações, quando encontra-se num grau muito avançado de dor. E comumente com histórico de experiência por inúmeras técnicas de terapia sem comprovação científica. O tratamento dos males da coluna está banalizado. E essa questão, muitas vezes é fundamental no curso do problema. O estudo anatômico detalhado do complexo neuro muscular do corpo humano é fundamental para tratar o problema. E isso está restrito aos cursos de graduação universitário. O fisioterapeuta é o profissional indicado. Como um indivíduo com curso técnico concluído em alguns dias, estaria capacitado para cuidar de uma estrutura tão rica em detalhes quanto a coluna

vertebral? Além de dar sustentação, ela abriga a medula espinhal que comunica nosso cérebro com o restante do corpo.

O objetivo desse artigo é a conscientização da importância da prevenção dos males da coluna e a correta escolha do tratamento quando a doença encontra-se instalada. A adequada postura nas atividades cotidianas, o controle do peso corporal ideal através de uma boa alimentação e exercícios físicos regulares fazem a diferença.

E quando algum tipo de terapia for necessária, que a escolha seja baseada na formação do profissional e não no valor cobrado.

Lembre-se! Seu corpo é seu maior bem! Cuide da melhor forma!

2 Comentários

  • Interessante falar sobre a prevenção da saúde e os cuidados básicos que deveríamos aprender na escola, sem dúvida, prevenir é melhor do que remediar. Contudo, eu li a notícia pensando em saber sobre a profissão Fisioterapia, pensei em encontrar quais as vantagens, como está a formação do profissional, etc, no entanto, me encontrei lendo sobre a prevenção da saúde. Interessante o tema, certamente, porém, me senti enganado. risos.

  • “Se tivéssemos nas escolas programas de reeducação postural, ergonomia e orientação aos alunos de forma a prevenir hábitos deletérios de postura; teríamos hoje menos afastamento de trabalhadores pelo INSS.” Postura não é questão de hábito!

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.