Articulista & Colunista

Saúde das articulações

Tamoios News

Por Aline Abad

Para se ter uma articulação em perfeitas condições, ter músculos fortalecidos e alongados é fundamental!

Apesar de existir controvérsias e debates acerca do assunto, baseada na minha vivência clínica e esportiva, minha conduta é indicar o alongamento antes e depois do exercício. É de suma importância a individualização e personalização da prescrição. Idade, biotipo, patologias e histórico de lesões deve ser observado. Nada de exageros e trancos para que não ocorra o estiramento muscular.

O corpo humano é sábio e se adapta às lesões. Até mesmo uma ruptura de ligamento sem intervenção cirúrgica ou tratamento fisioterápico pode ser assimilada e compensada. Porém, lesões mal tratadas são passíveis de complicações tardias e consequências indesejadas.

No cotidiano de clínica fisioterápica, observo inúmeros casos de desgastes das articulações, tanto por excessos de atividades físicas sem enfoque no alongamento como pelo sedentarismo e sobrepeso.

O fato é que, necessitamos estar fortalecidos para desempenhar qualquer atividade do dia a dia. Até mesmo um indivíduo que trabalha o tempo todo sentado, precisa ter músculos adequadamente alongados e fortalecidos para suportar uma jornada de horas na mesma posição. A retração muscular e consequente sobrecarga da articulação é resultado de movimentos repetitivos, muito comum em atividade de trabalho.

Outro exemplo é no esporte. Um atleta precisa ter a consciência de que além de forte, ele precisa estar alongado. Caso contrário; os ligamentos, cápsulas articulares e cartilagens sofrem desgastes. A articulação começa a trabalhar em desarmonia e aumenta o risco de lesão.

Associado ao fortalecimento e alongamento muscular, a soltura de nódulos musculares através de massagem específica e acupuntura entre outras técnicas podem trazer benefícios. A procura por um profissional capacitado e especializado é essencial. Até mesmo o ato da massagem requer conhecimento refinado de anatomia e fisiologia humana.

A dica é simples! Se você quer sair do sedentarismo, antes alongue e fortaleça os músculos. Uma orientação especializada é fundamental. A escolha de um bom profissional deve ser determinada pela sua experiência e capacitação, e não pelo valor cobrado.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.