Balsa Ilhabela

Revoltado com redução de balsas, Tenório criticou Dersa e o Estado

Tamoios News

Prefeito de Ilhabela faz duras críticas à Dersa e Governo Estadual por melhorias na travessia da balsa

Indignado e atendendo os reclamos da população, o prefeito Márcio Tenório fez severas críticas à Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) e ao Governo Estadual ontem, sexta(17), demonstrando irritação com a falta de solução da estatal às constantes reivindicações de melhorias no serviço de travessia entre São Sebastião e Ilhabela.

Novamente, o chefe do Poder Executivo cobrou uma solução definitiva ao Governo Estadual, como já havia feito pessoalmente ao ex-governador Geraldo Alckmin, e recentemente ao atual, Márcio França. O prefeito demonstrou preocupação com a população de Ilhabela, que utiliza diariamente a travessia, e com os visitantes que participarão dos eventos esportivos e culturais programados para o final de semana.

Tenório ficou indignado com a situação do sistema de travessia, que ontem, sexta, operava apenas com três balsas (FB-30, 25 e 11), das cinco em uso, após problemas elétricos e mecânicos apresentados em duas embarcações. Segundo a Dersa, a Valda II apresentou problema elétrico desde às 12h e a previsão da conclusão dos serviços de reparos era para às 18h. Já a FB 29, que também apresentou problema mecânico e elétrico, deveria ser liberada aproximadamente às 22h. Devido ao problema, até às 15h da tarde de ontem, a espera na travessia, no sentido Ilhabela-São Sebastião era de 30 minutos e de São Sebastião-Ilhabela de 90 minutos.

Revoltado com o problema causado à população ilhéu (estudantes, trabalhadores e donas de casa), que utiliza o serviço frequentemente, o prefeito cobrou muito o alto escalão da Dersa, que de acordo com ele, trocou de direção mas não solucionou a questão. “A direção da empresa tem que solucionar esse problema, que se arrasta por décadas, prejudicando nosso arquipélago e todos os usuários. Sinto muito pela falta de condições de trabalho, também aos funcionários”.

Ilhabela promove no fim de semana vários eventos como o Festival do Camarão, o XTERRA e o encerramento do Festival Vermelhos, que devem atrair um público estimado de 6 mil pessoas, provocando uma taxa de ocupação da rede hoteleira em torno de 70%. A preocupação dos organizadores e comerciantes locais é que o problema da balsa prejudique a chegada dos atletas, músicos e público em geral. Os eventos realizados têm por objetivo aquecer a economia no inverno e gerar emprego e renda à população.

O prefeito Márcio Tenório reiterará as reivindicações feitas às autoridades desde o período em que iniciou a gestão da cidade, há um ano e meio. “Vamos voltar a oferecer denúncias ao Ministério Público, Governo Estadual, Assembleia Legislativa de São Paulo, Congresso Nacional, em Brasília (DF), e até ao presidente da República. Não podemos mais aceitar que esse problema se arraste”, destacou o prefeito, que em ofício entregue às autoridades expôs os problemas e pediu solução, tendo levado o assunto, considerado por ele de suma importância, também à Aprecesp (Associação das Prefeituras Estância do Estado de São Paulo).

1 Comentário

  • Como já me manifestei em outro artigo sobre este problema, duvido que as autoridades estaduais vão tomar alguma providência efetiva para solucionar este problema. Este tipo de pronunciamento do prefeito de Ilhabela acontece há décadas e nenhuma providência eficaz foi tomada pelas autoridades estaduais. São sempre soluções precárias, reformas “meia-boca” nas balsas que logo voltam a apresentar problemas. A solução para este problema é substituir o sistema de travessias, retirando-se estas balsas e colocar outros tipos de embarcações, mais modernas, mais rápidas que independem das condições de vento e outras climáticas e que existem em várias partes do mundo. Mas até aqui nossas autoridades estaduais não demonstraram nenhum interesse nesta solução.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.