Cidades Educação

Alunos voltam às aulas até a próxima semana, mas material escolar só deve chegar em março

Tamoios News

Devido mudanças de gestão e necessidade de licitação, mais de 50 mil estudantes de toda a região, que estudam nas redes municipais, só receberão material escolar no próximo mês

Por Ricardo Hiar, de Caraguatatuba

Desde a semana passada os alunos que estudam em escolas municipais da região estão voltando às atividades. Ao todo, mais de 50 mil estudantes já estarão nas salas de aulas das quatro cidades até a próxima semana. Apesar disso, devido a mudança de gestão e a necessidade de tempo para processos licitatórios, a entrega de materiais pelas prefeituras só acontecerá a partir de março.

Em Ubatuba, a volta às aulas aconteceram na última segunda-feira (6). A cidade conta com 11 mil estudantes na rede municipal e também não concluiu o processo licitatório para distribuição de material escolar neste ano.

Já em Ilhabela, onde há 6,5 mil alunos matriculados, o retorno às atividades acontece nesta quarta-feira (8) em 36 escolas, das quais 28 estão em áreas urbanas e oito localizadas em comunidades tradicionais. A novidade é que a partir de agora, algumas dessas unidades em comunidades receberão equipamentos que permitirá o acesso das crianças à internet.

No entanto, não foi possível concluir os trâmites burocráticos para entregar os materiais necessários para as aulas, antes do início das atividades. Segundo informou a assessoria de imprensa, este ano, além dos kits escolares que serão destinados a todos os alunos do município, cada criança e adolescente matriculado será contemplado com o uniforme escolar.

Caraguatatuba foi a cidade que primeiro deu início ao ano letivo. As aulas no município começaram no último dia 1º. Desde então, 18083 estão sendo atendidos por 1276 professores. Conforme apontado pela prefeitura, a licitação do material já  foi realizada, tão logo seja concluído o processo de aquisição, os itens serão distribuídos entre a comunidade escolar.

Os alunos de São Sebastião são os que terão mais tempo de férias desta vez. A cidade marcou a volta às aulas para o dia 13 de fevereiro. Até lá, os professores estão passando por cursos de capacitação e planejamento. De acordo com o que foi divulgado pela administração municipal, há 15 mil matriculados entre os ensinos infantil e fundamental.

A inovação em relação ao material escolar é que desta vez os pais é que serão responsáveis pela compra dos utensílios. Um projeto proposto pelo Executivo e que já ganhou aval do Legislativo, prevê a entrega do cartão educação.

Cada cartão terá um valor disponível, suficiente para comprar uma lista de materiais necessários para o ano letivo. Os pais e alunos poderão utilizá-lo, especificamente para esse fim, adquirindo os produtos que quiserem numa das papelarias da rede credenciadas pela Associação Comercial.

A idéia é dar a possibilidade de escolha aos estudantes, além de movimentar o comércio local. Estima-se que com essa ação, mais de R$ 2 milhões ficarão e circularão pelo município, o que difere da prática convencional de licitação até então empregada, que destinava todo esse montante para apenas uma empresa por ano, muitas vezes, de fora de São Sebastião.

1 Comentário

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.