Caraguatatuba Educação

Minecraft contribui para ensino de geometria em sala de aula

Cláudia Moysés/PMC Objetivo foi apresentar a geometria de uma maneira lúdica e divertida para os alunos

A Matemática pode não ser muito fácil, a princípio. E os jogos virtuais podem ajudar muito o processo de aprendizagem. Essa foi a aposta da professora  Márcia Gonçalves Lima, da EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, ao utilizar o jogo Minecraft para ensinar poliedros de forma criativa para os alunos dos 6º anos, da EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado.

O Minecraft é um é um jogo eletrônico que permite a construção de personagens, objetos e cenários usando blocos (cubos). O game foi criado em 2009 pelos projetistas suecos Markus Persson e Jens Bergensten.

“Meu objetivo foi apresentar a geometria de uma maneira lúdica e divertida para os alunos. Trabalhamos o bidimensional, o tridimensional e unidade de medidas. O Minecraft foi utilizado como forma de contextualização e também como motivação, já que o produto final deveria ser um objeto tridimensional”, explicou a professora de Matemática.

Num primeiro momento, as crianças realizaram pesquisas sobre poliedros, não-poliedros, formas geométricas, prismas e pirâmides. Após esse primeiro contato, foram apresentados aos sólidos em três dimensões em blocos de madeira. Na terceira etapa, partiram para o desenho e construção dos personagens ao estilo Minecraft.

“Cada grupo escolheu seus personagens e fez a montagem de cada um com materiais recicláveis. O resultado foi muito positivo”, afirmou Márcia. Os trabalhos podem ser conferidos na exposição das peças, no saguão da Secretaria de Educação, na Avenida Rio de Janeiro, 860, Indaiá.

Curso de games – A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com inscrições abertas para a Oficina de Designer de Games 2D. Esta é a primeira vez que as aulas são oferecidas ela entidade.

O curso ensina ao aluno o passo a passo de um jogo em duas dimensões, aborda desde a criação dos cenários e personagens à programação do jogo e tem a duração de quatro meses.

As aulas serão ministradas pelo professor orientador Carlos Alberto na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada e tem como objetivo despertar o interesse de adolescentes e jovens a entrar na área de jogos, que cresce cada vez mais no país.

São 12 vagas para a primeira turma. Se houver mais interessados e de acordo com a quantidade, pode ou não ser aberta uma nova turma. Inicialmente as inscrições vão até sexta-feira (4). A data do início vai ser definida após saber o total de alunos.

Para se inscrever o interessado deve comparecer à sede da Fundacc, que fica à Rua Santa Cruz, 396, no Centro, portando cópia do RG e comprovante de residência. Mais informações pelo telefone (12) 3897-5660.

Deixe um Comentário