Política São Sebastião Saúde e Bem Estar

Prefeitura planeja construção de novo Hospital em São Sebastião

Tamoios News
Luciano Vieira/PMSS. Vereadores e secretário comentaram sobre intenções do Governo para um novo hospital

Revelação ocorreu em audiência pública da Saúde na Câmara Municipal 

Por Leonardo Rodrigues, de São Sebastião

 

A segunda prestação de contas realizada nesta semana pela comissão interventora do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), desta vez referente ao primeiro quadrimestre da gestão Felipe Augusto (PSDB), trouxe a público as intenções do Governo Municipal em construir um novo hospital.

A notícia veio em ocasião, formatada em audiência pública realizada na Câmara, nessa quarta-feira (28), e surpreendeu o pequeno público. Contudo, ao invés de uma apresentação de mais um projeto de construção de hospital, a revelação surgiu por meio de comentário durante a fala do presidente da Câmara, Reinaldo Alves Moreira Filho (PSDB), que pedia mais cuidado com a estrutura do atual HCSS.

A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, Henrique Simões, que afirma que existem, no momento, discussões a respeito. “O que há são discussões para verificar viabilidade econômica, e técnica, para a construção de um novo hospital”, diz. Todavia, o secretário não afirma já existir um projeto para o empreendimento. Classificando como um “pré-projeto”, Henrique Simões fala que a intenção da atual Administração é desenvolver e trabalhar com parcerias.

Segundo o secretário, a área que receberia um novo hospital seria também no Centro, em local onde funciona hoje a Garagem Municipal. O Tamoios News apurou que há também intenções de tanto a Garagem Municipal, quanto também o centro administrativo do Poder Executivo mudarem de endereço para um terreno da Prefeitura no bairro do Topovaradouro, em área próxima ao Fórum.

A fala de Reinaldinho serviu de gancho para a manifestação de outro parlamentar – Pr. Elias Rodrigues, que também se referiu à construção de um novo hospital na cidade. Segundo o pastor, lhe foi apresentado um projeto sobre um novo hospital na cidade como resposta a solicitações por investimentos de ampliação no HCSS. “Falei para construir um segundo pavimento no Hospital e o prefeito me respondeu que não, que vão fazer outro, em outro lugar”, disse.

Contudo, Pr. Elias antecipou sua defesa contra qualquer ceticismo a promessas da construção de um novo hospital no município. “Eu já perguntei para o prefeito: Vai começar e terminar, ou vai ficar igual ao de Boiçucanga? O prefeito me garantiu que vai começar e vai terminar”, conta.

Elias se referiu ao projeto de construção de um hospital na Costa Sul, que foi promessa de campanha do primeiro mandato do ex-prefeito, Ernane Primazzi (PSC). Mas passados os oito anos, em dois mandatos, já foi aplicado mais de 90% do dinheiro previsto em orçamento do projeto e o local ainda não foi inaugurado. Em recente reunião com moradores da Costa Norte, onde o prefeito levou 1° escalão do governo ao Jaraguá para prestar contas a moradores, o secretário de Obras, Gilson Mendes estima que apenas cerca de 30% da obra foi realizada.

Balanço – O balanço do primeiro quadrimestre do ano expôs receita do HCSS de R$ 4.601.556, com uma despesa também  próxima de R$ 4.461.460,09, custeados com os recursos subsidiados da Prefeitura.

Nos mesmo moldes da primeira audiência da Saúde desta semana, para tratar o último quadrimestre de 2016, as apresentações incluíram as receitas e despesas do Pronto Atendimento de Boiçucanga, na Costa Sul, do Pronto Socorro Central, e também o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu. Também foram apresentados dados de internações, tanto aos munícipes quanto da população de outras cidades.

Por fim, o balanço terminou com a apresentação de comentários avaliando a Saúde, por meio das redes sociais. Onde dados retirados do Facebook apresentou que nota de 0 a 5, os serviços prestados no primeiro quadrimestre tiveram 4,7.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.