Por Ivânio de Abreu
Os supermercados de São Sebastião que receberam vistorias da Vigilância Sanitária se manifestaram após a ação ocorridos entre os dias 10 e 14 deste mês. A reportagem procurou as empresas Pão de Açúcar, Shibata e Semar para apresentarem as suas versões.
O Grupo Pão de Açúcar (GPA) se mostrou disposto a cooperar e afirma que a unidade no Centro de São Sebastião descartou imediatamente os produtos apontados pelo órgão. Segundo sua assessoria de imprensa, “a loja conta com rigorosos processos de controle de qualidade e informa que o fato apontado não condiz com o padrão adotado pela rede”.
Já a assessoria de imprensa do Grupo Shibata interpretou a ação da Prefeitura como uma “visita de rotina” e destacou que nenhum problema foi constatado. Segundo ele, os fiscais teriam feito apenas recomendações para o melhor acondicionamento dos produtos.
A equipe dos Supermercados Semar foi a única que não quis apresentar o seu parecer sobre a ação e os mantimentos recolhidos, até a publicação da matéria.
Vistoria – A Vigilância Sanitária realizou ações de vistorias nos supermercados da região central do município, onde os fiscais encontraram no supermercado Semar produtos deteriorados, vencidos e geladeiras com a temperatura fora dos padrões para o acondicionamento correto de perecíveis e não perecíveis.
Nos outros dois estabelecimentos as equipes vistoriaram os prazos de validade e acondicionamento correto de perecíveis e não perecíveis. Um foi autuado e o outro notificado para efetuar algumas adequações.
O Pão de Açúcar foi autuado após apontamentos da Vigilância Sanitária em relação às geladeiras e freezers, que não estavam mantendo a temperatura adequada para a conservação dos alimentos armazenados. Como prevê a legislação, foram descartados cerca de 550 itens entre massas, conservas, peixes, pizzas e produtos congelados.
De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Fernanda Paluri, a má conservação dos alimentos danifica e compromete a qualidade e pode causar um risco à saúde da população. “Os produtos foram descartados por problemas relacionados às condições inadequadas de armazenamento”, explicou.
Aos fiscais, o gerente da loja informou que o local passou por um balanço de estoque na noite anterior e que por conta disso as geladeiras não teriam chegado à temperatura ideal para a conservação dos alimentos.
No Shibata, os técnicos fizeram uma notificação para adequação a alguns detalhes tendo em vista que o estoque e a forma de armazenamento dos produtos estão sendo feitas de maneira correta e adequada. “A notificação serve para o supermercado ficar atento aos prazos de validade e se adequarem a pequenos detalhes que observamos”, frisou.
Em menos de uma semana foram realizadas três vistorias nos supermercados da região central da cidade. De acordo com o setor de fiscalização aos comércios, serão realizadas visitas a outros estabelecimentos de Costa Norte à Costa Sul.