Saúde Ubatuba

Bebês em risco: Ubatuba não tem vacina pentavalente

Tamoios News
Foto: Raell Nunes/TN

Desde dezembro do ano passado o município não recebe novas doses da vacina

 


Por Raell Nunes

O clima era quente, a previsão do tempo indicava muito sol naquela tarde. Mesmo assim, Larissa Santos tinha uma missão: levar sua filha de quatro meses para tomar a vacina pentavalente.  A mãe de 21 anos pegou uma sombrinha para amenizar o calor nas ruas e, depois, viajou de ônibus a Caraguatatuba.

Larissa é de Ubatuba e não conseguiu vacinar devidamente sua filha nos postos de saúde da cidade, porque os órgãos responsáveis estão sem a vacina desde o ano passado. Chegando em Caraguá, se sentiu bem atendida, e aliviada ao ver sua criança protegida. A mãe já tinha levado seu bebê a Pindamonhangaba (SP) para dar a dose de dois meses.

“A enfermeira de Caraguá disse que faltava outras doses e aproveitou e deu lá. A enfermeira disse que Ubatuba está sem estoque, porque não fez o pedido direito. Achei estranho a cidade vizinha ter e Ubatuba não ter. Em Caraguá, tudo é organizado, tem sala separada para tudo”, comenta.

Dificuldade – Eduardo Santana Neto está com dor de cabeça de tanto pensar na saúde da filha – que completou seis meses e ainda não tomou nenhuma pentavalente. O pai não pode deixar o serviço para ir à outra cidade, justamente pelo mesmo motivo a mãe também não fez a ação.

“Minha filha é tudo para mim, é minha luz. Só que já fui em vários postos e não consegui. No mês passado, vi que tinha no posto do Perequê-Açú, mas logo acabou. Viajar é complicado pelo trabalho, também não temos veículo. Vou ter que dar um jeito de ir, pela saúde da bebê”, desabafa o pai de 26 anos.

Pentavalente – A vacina pentavalente é injetável. Ela possui muita força, pois é uma combinação da vacina tetravalente com a hepatite B, isto é, não é mais preciso duas aplicações para proteger a criança – é necessário apenas uma, contendo o efeito de imunizar contra várias doenças.

Tomando a dose no período correto e com acompanhamento médico, o bebe estará protegido das seguintes enfermidades: difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo haemophilus influenzae tipo B e a hepatite B.

Calendário – Conforme o calendário nacional do Ministério da Saúde, a criança deve tomar a primeira dose de pentavalente dois meses após o nascimento. A segunda dose é programada para o quarto mês do bebe. Aos seis meses de vida, é indispensável a última etapa do ciclo de vacinação.

Estoque – De acordo com a Vigilância em Saúde de Ubatuba, desde dezembro do ano passado o município não recebe novas doses da vacina pentavalente por falta de abastecimento do Ministério da Saúde, responsável pela compra e distribuição de imunobiológicos para os estados.

“Assim, a vacina está em falta em todo o país e não há previsão de regularização do fornecimento. A orientação das equipes de saúde da família aos pais, mães e responsáveis é que aguardem. Assim que for regularizado o fornecimento, a vacina voltará a ser aplicada”, afirma a nota enviada pela Prefeitura.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.