Chuvas Litoral Norte

Chuva ainda preocupa Ubatuba

Tamoios News
Fotos: Raell Nunes/TN

Previsão do tempo indica mais chuvas para os próximos dias

 


Por Raell Nunes

As chuvas castigaram Ubatuba no mês passado e no começo de março não está sendo diferente. As tempestades contínuas estão assustando a população. Contudo, o estado das ruas, alagadas, e de alguns pontos de deslizamento (mais ao lado sul da cidade) estão deixando alguns munícipes revoltados.

Na noite dessa quarta-feira (7) choveu intensamente na cidade, provocando alguns alagamentos e agravando a situação de alguns deslizamentos, o da Praia Grande, por exemplo. O amanhecer desta quinta-feira (8) também foi chuvoso, sendo mais acentuado em alguns pontos, tais como a região sul e oeste.

Um dos bairros mais afetados por alagamentos é a Estufa 2. Segundo relatados, quando a chuva invade as vias não é possível transitar de carro, moto ou a pé. Em situação similar, o Sesmaria também tem os mesmos problemas. A comunidade ainda sofre com áreas de risco.

Nos dias sequentes de chuvas nesta semana a Defesa Civil alertou a população para buscar abrigo e evitar áreas abertas e locais de risco caso fosse preciso. O órgão continua monitorando regiões em perigo. A reportagem tentou contato com o responsável pela Defesa Civil, mas até a publicação da matéria não obteve retorno.

A previsão do tempo para os próximos dias ainda é desfavorável. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), pode chover mais hoje, amanhã (9), sábado (10) e segunda-feira (12). A probabilidade de cair água é de 90%, com mais volume no início da semana.


Reclamações – As reclamações mais recorrentes são relativas às vias, que causam enchentes, enxurradas, podem prejudicar a saúde e acidentar alguma pessoa. Conforme Eduardo Salles, do bairro Perequê-Açu, as condições das ruas ficam péssimas em épocas de chuva. A situação se agrava devido ao acúmulo de lixo nos bueiros.

“O bairro todo fica alagado e os buracos contribuem para ficar ainda mais ruim. É um bairro que tem praia, tem turismo, gera renda, tem comércios, escola. Deve ter mais atenção aqui. Ou será que toda cidade está assim?”, questiona o morador.

No Estufa 2, o estado é critico. Quando chove, as crianças, os adolescentes não comparecem à escola porque não conseguem sair de suas casas. “Estamos reclamando faz tempo, mas parece que ninguém olha para o nosso bairro. Por causa da chuva, contrai doenças no pé por ser obrigado a andar na água suja de lama”, desabafa Luciano dos Santos.

Segundo a Prefeitura, a secretaria de Serviços de Infraestrutura Pública continua investindo na zeladoria no município. Também foi realizado um mutirão de limpeza e manutenção, executada por comissionados, na Escola Municipal Silvino Teixeira Leita, localizada no bairro Marafunda, região oeste.

Segundo informa, fizeram parte do cronograma da secretaria ações em algumas vias no bairro do Taquaral; operação tapa buraco na rua Corinthians, no bairro Estufa 2; operação tapa-buracos na estrada da Praia do Camburi; manutenção de terraplanagem na estrada da Praia do Camburi, e manutenção na estrada da Cachoeira do Tombador, no bairro Sertão do Ubatumirim.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.