Chuvas Litoral Norte

Ubatuba volta a operar em estado de alerta

Tamoios News
Divulgação/PMU. Ponta Grossa, local onde foi registrada queda de barreira

Cidade registrou 160 mm de chuva desde quarta-feira; não há registro de desabrigados

 

Mesmo com a chegada do outono, a chuva voltou a cair em Ubatuba desde a noite de quarta-feira (21). Foi registrado um total de 160 mm de chuva, o que ocasionou vários pontos de alagamentos e a Defesa Civil está em vistoria pelo município. Entretanto, não há registro de desabrigados.

Agora, o acumulado é de 180 mm – número que deve aumentar conforme a previsão do tempo para esta quinta-feira (22). Segundo informações do Climatempo, há 90% de probabilidade de chuva e a quantidade de água calcula 50 mm.

“Como o limite de Ubatuba é de 100 mm, estamos em estado de alerta. De todo o litoral paulista Ubatuba foi a que mais choveu. A única ocorrência que tivemos foi uma queda de barreira na Ponta Grossa, próximo à praia Vermelha do Centro, mas que não causou grandes transtornos e uma equipe da Prefeitura já foi direcionada para o local a fim de efetuar a limpeza.

A preocupação é com relação ao solo, que está encharcado, o que favorece os deslizamentos, mas continuaremos monitorando as áreas”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Ubatuba, Guaraçay dos Santos.

“Estamos em estado de alerta porque as chuvas não param, não só aqui, como também em outras cidades. Nesse momento precisamos da união de todos. Muitos serviços estão comprometidos devido às chuvas.  Prefeitura e voluntários estão trabalhando para recuperar os estragos”, enfatizou o prefeito Délcio Sato (PSD).

Suspensão de aulas – De acordo com a secretaria Municipal de Educação, as escolas Profª Altimira Silva Abirached e EMEI Profª Bessie Ferreira Osório de Oliveira, ambas no Itaguá, estão com aulas suspensas sem previsão de retorno pois, com a cheia do rio, a água novamente atingiu as unidades e não há como entrar nos locais e avaliar os prejuízos. Será necessário aguardar a baixa do rio, o que torna a definição de data imprevisível. A secretaria acredita que os danos tenham sido menores do que da outra vez, pois os profissionais vêm tomando medidas preventivas quanto aos materiais.

Zeladoria – Segundo informações da secretaria de Serviços de Infraestrutura Pública, os serviços de zeladoria previstos para esta quinta-feira também estão suspensos devido às condições climáticas.

“As atividades de tapa-buraco estão suspensas. Há previsão de um recape Próximo à Praça BIP, porém, será feita uma análise pelo operacional a fim de avaliar a possibilidade de dar continuidade ao trabalho”, explicou o secretário adjunto da pasta, James Guimarães.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.