Brasil Eleições 2018

Internet é a principal fonte de informação do eleitorado

Foto: Divulgação

Redes sociais superam TV, jornais impressos e rádio, na busca por informações sobre as eleições 2018

 

Portais, sites e mídias sociais são utilizados por 42,5% dos eleitores em busca de informações sobre as eleições 2018

Uma pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas e publicada recentemente pelo site Brasil 247, destaca que a internet- através dos portais, sites e mídias sociais, é a principal fonte de informação do atual eleitorado brasileiro.

Segundo o levantamento, a internet é utilizada por 42,5% dos eleitores na busca por informações sobre candidatos e as eleições de 2018.

A televisão, antes o principal veículo de informação dos eleitores ficou em segundo lugar na pesquisa. A TV é utilizada por 36,7% dos eleitores na busca por notícias sobre as eleições 2018.

Os jornais impressos são utilizados por 6,3% dos eleitores. O rádio por 5,6% do eleitorado como fonte de pesquisa sobre as eleições deste ano.

Segundo a pesquisa, outros 8,8% dos pesquisados pelo instituto disseram não saber ou não fazer uso de nenhum veículo para buscar informações sobre as eleições 2018.

A pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.240 eleitores em 170 municípios de todas as regiões do país entre os dias 25 e 30 de julho. A pesquisa possui um grau de confiança de 95% e a margem de erro é de 2% para os resultados gerais.

O crescimento dos portais como fonte de informação política têm sido surpreendente. Portais e sites como Diário do Centro do Mundo e o Brasil 247, por exemplo, chegam a ter mais de 1,5 milhão de acessos diariamente.

Aqui, no Litoral Norte, o Tamoios News, é um dos portais mais acessados da região, em alguns dias, chega a superar a marca de 30 mil acessos diários.

Faixa etária

A pesquisa apontou que a internet e as mídias sociais são utilizados pela maioria dos eleitores com idades entre 16 e 59 anos.

Entre os eleitores de 16 e 24 anos, 48,9% usa a internet, contra 34,9%(televisão), 3,4%(jornais impressos) e 3,9% (rádio).

Entre os 25 e 34 anos, 49,6% usa internet e as mídias sociais, 33,8%(televisão), 4,3%(jornais) e 3,4%(Rádio).

Entre os eleitores de 35 a 44 anos, a internet é utilizada por 43,8%; a televisão por 33,8%; os jornais, por 7,2%; e, a Rádio, por 5,7%.

Entre os eleitores na faixa de 45 a 59 anos, 38,7% buscam informações políticas na internet; 37,5%, na televisão; 8%, nos jornais; e, 6,9%, nas rádios.

Entre os eleitores com mais de 60 anos, a televisão é a principal ferramenta, com 44,1%; internet, 32,4%; e, jornais e rádio são utilizados por 7,9%.

Ensino

Entre os eleitores com curso superior, 50,2% utilizam as mídias sociais e a internet; 31,5% usa a TV; 5,3% os jornais; e, 4,5% o rádio.

Entre os eleitores que possuem ensino médio, 42,1% preferem as redes sociais para saber sobre as eleições de 2018; 36,5%, a televisão; 6,6% os jornais; e, 5,8%, o rádio.

 

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