Eleições 2018 Litoral Norte

Nikoluk ex-comandante da PM no Vale e Litoral é candidata a vice de França

Tamoios News

Coronel Eliane Nikoluk, ex-comandante da PM no Vale e Litoral Norte, é candidata a vice na chapa de Márcio França(PSB)

Por Salim Burihan

O PSB homologou ontem, sábado (4), a candidatura do governador paulista, Márcio França, à reeleição, com a coronel Eliane Nikoluk (PR) como vice da chapa. Nikoluk foi a primeira mulher a comandar a Polícia Militar no Vale do Paraíba, Vale da Mantiqueira e Litoral Norte.

A coronel Eliane Nikoluk passou quatro anos e dois meses à frente do Comando de Policiamento do Interior 1, em São José dos Campos. Ela deixou o cargo em junho. Como comandante da PM no Vale e Litoral Norte, esteve pela última vez na região nas comemorações da Batalha de Riachuelo, na sede da Capitania dos Portos, em São Sebastião, quando foi homenageada.

Segundo França, a coronel integrou “o primeiro grupo de mulheres a fazer [a escola preparatória de cadetes] Barro Branco”, e o convite para ocupar a vaga de vice na chapa é “um gesto de respeito à polícia”.

Além de França, o PSB decidiu apoiar o candidato Mario Covas Neto (Podemos) ao Senado. Zuzinha, como ele é carinhosamente conhecido, já foi secretário de Governo em Caraguatatuba. O segundo candidato é do PSB, a ex-atleta olímpica Maurren Maggi.

A coronel Nikoluk pretendia concorrer a uma vaga na assembleia legislativa, mas acabou sendo surpreendida com o convite para ser candidata a vice de Márcio França.

Nikoluk

Coronel Eliane Nikoluk com as filhas

Por: Daniele Murillo

Eliane Nikoluk nasceu em 19 de maio de 1970 em São Paulo, foi Comandante Geral da Polícia Militar do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, é casada e mãe de duas filhas.

Ela cresceu em Campos do Jordão, onde seu pai já era um policial militar e conta que, na década de 70, houve um deslizamento de terra muito grande na cidade, na época não existia um corpo de bombeiros e a instituição que tomou frente da operação foi a Polícia Militar.

Via o seu pai passar dias tentando ajudar as pessoas, “eles desenterravam as pessoas com as mãos” e “ver o brilho do olho dele em ter retirado alguém com vida” era muito emocionante.  A partir deste momento ela percebeu que havia encontrado uma profissão de pessoas que protegem e servem, e era o que ela queria. Quando abriu o primeiro concurso para mulheres na academia, com apenas 15 vagas, ela prestou e entrou. Sua carreira começou na zona leste de SP, onde teve um aprendizado muito grande.

Sua trajetória é marcada por grandes conquistas e muitos desafios superados. Eliane seguiu construindo sua carreira ao passar alguns anos no COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar), depois serviu na Casa Militar, na Defesa Civil do Estado.

Eliane Nikoluk, primeira mulher a comandar a PM no Vale e Litoral Norte

Em meados de 2004 Eliane veio morar na região metropolitana do Vale, seu objetivo era conciliar o papel de profissional com o papel de mãe. Em 2014, ela assumiu o comando das 39 cidades da região metropolitana do Vale, um grande desafio, que ela conta ter realizado até agora, graças a toda experiência adquirida ao longo destes anos, aliado aos valores recebidos por sua família, que desde pequena sempre a encorajaram e estimularam a buscar seu crescimento. Agora, com quase 30 anos de carreira, ela deixou o comando da PM na região para iniciar carreira na política.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.