Comércio Eleições

Campanha pelo voto regional não sensibiliza associações comerciais

Tamoios News
Fotos: Divulgação

Proposta é defendida pela associação comercial de São José dos Campos

Por Salim Burihan

Uma campanha lançada pela ACI (Associação Comercial Industrial) de São José dos Campos pelo ‘voto regional’ nas eleições legislativas de outubro, não vem encontrando apoio por parte das associações comerciais do Litoral Norte.

A ACI de São José defende a campanha pelo voto regional com o objetivo de aumentar o número de representantes da região na assembleia legislativa e na Câmara Federal.

A região do Vale, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, possuí dois representantes na assembleia, os deputados Hélio Nishimoto (PSDB) e Padre Afonso (PV); e, dois na Câmara federal, Eduardo Cury (PSDB) e Flávinho (PSC). Nenhum deles, do Litoral Norte.

O presidente da ACI de São José dos Campos, defende que se as demais entidades do Vale, Mantiqueira e Litoral Norte, aderirem ao voto regional, mais deputados poderão ser eleitos para representar a região.

Um levantamento feito pela ACI de São José dos Campos aponta que a RMVale (Região Metropolitana do Vale, Mantiqueira e Litoral norte) poderia eleger ao menos três deputados federais e três federais.

Segundo levantamento feito pela própria ACI, dos 15 candidatos a deputado federal mais votados em São José na eleição de 2014, 9 eram ‘forasteiros’, políticos com reduto eleitoral em outras regiões.

Litoral Norte

O presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Caraguá, Sávio Luiz dos Santos, disse que sua entidade não vai aderir à campanha proposta pela associação de São José.

“Somos uma entidade apolítica, cujo maior interesse é defender os interesses do  comércio local. Como entidade, não pretendemos nos envolver com a política”, comentou Sávio.

Segundo ele, o voto é livre e democrático, portanto, não seria interessante interferir na escolha do eleitor.  “Cada um vota de acordo com a sua consciência”, finalizou.

O presidente da ACIU (Associação Comercial e Industrial de Ubatuba), Márcio Maciel, disse que, particularmente é contra o voto regional, mas que irá colocar o assunto em discussão com a sua diretoria.

“O voto é um direito do eleitor, cabe a ele, escolher sua opção, não devemos interferir na sua escolha ”, comentou Maciel.

Olivo Balut, presidente da Associação Comercial de São Sebastião, disse que sua entidade não irá defender nenhuma bandeira política ou partidária.

“Para nós, o mais importante, é o voto consciente. Sendo eleito um bom candidato, não importa de onde ele é seja. Se eleito, puder colaborar com a nossa região, seremos muito grato”, comentou.

O presidente da ACI (Associação Comercial de Ilhabela), Rafael Oliveira Moraes, não foi localizado para comentar o assunto. Ele estaria em viagem.

O diretor de marketing da ACI, Marcelo Hildebrand, particularmente, achou a proposta pelo voto regional bem interessante, pois segundo ele, poderia fortalecer  mais a cidade e região.

“Vamos aguardar o retorno do presidente e colocar o assunto para ser avaliado pela diretoria”, informou ele.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.