Especial Notícias

Horário de Verão: Dicas de utilização eficiente da energia

Tamoios News
Foto: Ivânio de Abreu/TN

Nesta madrugada começa o horário de verão; Aproveitamento da luz natural, redução do tempo de banho e uso correto do ar-condicionado são algumas das ações que evitam o desperdício

 

O principal objetivo do Horário de Verão é diminuir a demanda de energia no momento do pico de consumo do sistema elétrico brasileiro. Neste ano, o novo horário começa a vigorar neste domingo (15) e se estende até 17 de fevereiro de 2018. Para potencializar esse objetivo, há dicas de consumo consciente.

No período de maior gasto de energia, entre 17h30 e 20h30, acontece o aumento na coincidência de cargas no sistema. As famílias chegam em suas casas e utilizam os equipamentos domésticos, a iluminação pública nas ruas se acendem, além das fábricas ainda estarem com o maquinário ativado.

O relações institucionais da EDP São Paulo, Marcos Scarpa, explica que “o horário de verão serve para minimizar essa concentração de carga no horário de ponta, já que a luz natural permanece por um período mais longo do dia e a iluminação das ruas e das residências começa a funcionar um pouco mais tarde”.

Além da redução da demanda, o período é propício para mudança de hábitos que contribuem para uma economia na conta de luz. Por isso, a EDP São Paulo orienta seus clientes com dicas simples e eficazes:

Vale lembrar que devemos manter a rede elétrica das residências em bom estado e distribuir as cargas instaladas de forma equilibrada, evitando sobreaquecimento da fiação e possíveis fugas de corrente.

No site da EDP, www.edp.com.br, é possível encontrar mais dicas de economia de energia, além de uma tabela com o consumo dos principais aparelhos domésticos.


Iluminação

  • Durante o horário de verão, podemos aproveitar mais a luz natural, evitando desta forma, a utilização desnecessária das lâmpadas.
  • A pintura das paredes e do teto dos cômodos influencia a iluminação do ambiente. O ideal é utilizar cores claras na pintura, aproveitando o reflexo das lâmpadas.
  • Substitua lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED, que são mais econômicas e tem maior durabilidade.

 

Chuveiro

  • Sempre que possível, use o chuveiro na posição “verão” – a economia de energia nesse modo pode chegar a 30%.
  • Limite seu tempo de banho. O ideal é que dure de cinco a oito minutos.
  • Não tente aproveitar uma resistência queimada, pois isso acarretará aumento no consumo de energia elétrica.

Refrigerador ou freezer

  • O aparelho deve ser protegido dos raios solares e mantido o mais afastado possível do calor do fogão.
  • Os alimentos, quando quentes, não devem ser guardados no refrigerador ou no freezer. Isso faz com que o motor do equipamento tenha de trabalhar por mais horas.
  • A borracha de vedação da porta deve estar sempre em bom estado, evitando a fuga de ar frio.
  • Não utilize a parte traseira do refrigerador para secar panos e roupas. Mantenha-o distante da parede, conforme instruções do manual (em média, 20 centímetros).
  • Caso o equipamento tenha mais de dez anos, comece a pensar na possibilidade de substituí-lo. Na hora da compra verifique a existência do selo Procel, que garante economia e eficiência energética.


Ar-condicionado

  • Utilize o equipamento somente em ambientes fechados. Janelas e portas devem estar bem vedadas.
  • Na hora da compra, avalie a potência da máquina de acordo com o tamanho do ambiente que será refrigerado.
  • Mantenha sempre limpo o filtro do ar-condicionado para que não haja necessidade de esforço extra do aparelho.


Comparação entre as lâmpadas

Tipo de lâmpadaIncandescenteFluorescente compactaLED
Potência (W)60158
Fluxo luminoso (Im)864840850
Temperatura de cor (k)2.7006.5004.000
Vida útil (horas)1.0008.00025.000

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.