Esportes Litoral Norte

Atleta sebastianense é eleita para Comissão de Atletas da Federação Paulista de Judô

Tamoios News
Fotos: Divulgação

Única mulher na comissão estadual, Rogéria Cozendey busca apoio aos atletas, representação feminina no esporte e ainda luta por patrocínio

 


A judoca de São Sebastião Rogéria Cozendey da Silva é a representante oficial dos atletas do Vale do Paraíba e Litoral Norte no Estado. Isso porque, ela foi eleita para ser uma das cinco integrantes da Comissão de Atletas da Federação Paulista de Judô. A comissão, inédita na histórias das organizações, tem o objetivo de cuidar dos interesses dos atletas junto à Federação Paulista e a Confederação Brasileira de Judô.

Rogéria foi a segunda mais votada entre os candidatos de todo o Estado de São Paulo. Cada Delegacia Regional encaminhou o nome de um representante para participar do pleito, cujo o voto foi permitido a atletas federados com idade mínima de 16 anos, durante a Copa São Paulo de Judô, que contou com a presença de mais de três mil participantes, em quatro dias de evento.

A professora de judô, e monitora na Costa Norte de São Sebastião, encara sua nomeação na comissão como mais um desafio na carreira, na qual visa o apoio aos atletas e o incentivo ao esporte. “Tenho certeza de que poderei realizar um excelente trabalho nesta Comissão, dando voz aos desejos dos atletas, que antes eram ouvidos apenas de maneira informal”, comenta a sebastianense.

Considerada atuante nas competições, e atleta de nível internacional, Rogéria foi eleita para a Comissão de Atletas no último final de semana, durante a Copa São Paulo, na qual foi a campeã. “A Copa São Paulo é uma das maiores competições do país”, observa ela, que continua no topo do ranking nacional e paulista.

Formada em Educação Física e pós-graduada em artes marciais, de seus 46 anos, 22 são dedicados ao esporte. Rogéria ainda contabiliza o vice-campeonato no Mundial disputado na Itália ano passado. Na ocasião Rogéria conseguiu conquistar seu lugar no pódio ao participar do Veteran World Judo Championships 2017.

Mulher – Rogéria Cozendey destaca que sua nomeação ganha relevância por ter sido a única mulher eleita para representar os interesses dos atletas. “Infelizmente nós ainda vivemos em um mundo muito machista, e os atletas escolherem uma mulher para representá-los é uma vitória”, considera ao explicar que dos cinco integrantes da comissão, quatro são homens.

Uma das bandeiras de Rogéria é o estímulo da prática do esporte, como também de assegurar a adesão de mulheres ao Judô. “Não podemos desistir da participação feminina”, ressalta.

Dias de luta – Rogéria Cozendey se prepara para disputar o Campeonato Brasileiro de Judô, em Fortaleza – no Ceará, no primeiro fim de semana de Abril. Contudo, a atleta de São Sebastião relata outra luta constante e que ameaça sua carreira – a busca por patrocínio. “Estou atrás de patrocinadores, apoiadores, que possam me ajudar”, desabafa.

Ela relata que as coisas se tornaram ainda mais difíceis, já que perdera um dos dois empregos que tinha, e que ajudava a custear as inscrições de campeonatos, alimentação, transporte e hospedagem. “Algumas pessoas acham que para patrocinar é muita coisa, que é caro. Não é, se cada um ajudar um pouquinho já faz uma grande diferença”, observa.

Assim, a atleta sebastianense vencedora no país, reconhecida internacionalmente, única representante feminina eleita para comissão de atletas, tem seu maior desafio fora do tatame.

A situação só não é pior porque ela ainda conta com o apoio do Dr. Isaac Elias, Mallu Bayer, Wilzard, Ótica São Sebastião, Studio Saúde, Colégio Nacional de Treinamento Esportivo, Tebar Praia Clube e Prefeitura de São Sebastião.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.