Esportes Litoral Norte

Beach Tennis cresce e ganha cada vez mais adeptos nas praias do Litoral Norte

Litoral Norte tem cerca de 400 praticantes. Eles se reúnem nos fins de semana nas praias de Boiçucanga (São Sebastião) e Martim de Sá (Caraguá)

Por Salim Burihan

A prática do beach tennis (tênis de praia) vem crescendo assustadoramente nas praias do Litoral Norte.

O beach tennis surgiu na Itália na década de 80 e chegou ao Brasil em 2008. É um esporte que mistura frescobol e tênis e que hoje já conta com mais de um milhão de praticantes no mundo todo.

Aqui, no Litoral Norte, a prática do esporte começou há cerca de sete anos. Hoje, existem escolinhas, com apoio das prefeituras, em São Sebastião e Caraguá.

A região conta hoje com cerca de 400 praticantes, número que aumenta a cada dia devido a grande migração de atletas e praticantes de outros esportes, como vôlei e tênis de quadra, para essa modalidade.

É o caso, por exemplo, de Iago Almeida, de 19 anos, que trocou o vôlei de praia pelo beach tennis há quatro meses.

Iago trocou o vôlei de praia pelo beach tennis

 

“Gostei tanto desse esporte, que acabei abandonando de vez o voley de praia”, contou.

No Litoral Norte, o esporte começou em Boiçucanga, em 20012 e se espalhou pelas demais cidades da região.

Em Caraguá, o beach tennis chegou em 2016. Hoje, são mais de 80 praticantes, o esporte é praticado nas praias Martim de Sá e Camaroeiro.

A região conta com atletas de ponta, como Noélia Santos , Vitor Hugo , Renan e os irmãos Mola, de São Sebastião, que disputam torneios na categoria A.

Em Caraguá, atletas como Letícia, de 40 anos; Beatriz Caetano, de 16 anos; e, Arthur Marinho vão disputar o Panamericano, na Bahia, na categoria C.

Beatriz, 16 anos, vai disputar o Panamericano

 

Agrega

Segundo Donizete Schiavone, de São Sebastião, um dos pioneiros no beach tennis na região, o esporte pode ser praticado por pessoas entre 5 e 80 anos.

Donizete diz que esporte vai crescer ainda mais

 

 

“É um esporte que agrega toda a família. O pai joga com o filho. A mãe joga com o marido, É praticado por pessoas de todas as idades”, afirmou.

Segundo o professor Marinho Arouca, de Caraguá, tudo indica que a prática do esporte irá crescer ainda mais em toda a região.

“É fácil de jogar e é importante na interação e socialização das pessoas”, afirmou Marinho.

Professor Marinho diz que esporte ajuda na socialização e interação entre as pessoas

Escolinhas

A escolinha de Boiçucanga é aberta a todos os interessados e as aulas, gratuitas, acontecem diariamente, no período da tarde. A escolinha tem cerca de 60 alunos.

Em Caraguá, a escolinha da prefeitura, acontece as terças e quintas, na praia Martim de Sá e nas quartas e sextas, na praia do Camaroeiro, a partir das 15h30.

A escolinha cede à quadra, raquetes, bolinhas e orientação de professores de educação física.

Segundo o professor Marinho, para participar da escolinha é necessário apenas um atestado médico. A escolinha conta com 35 alunos, com idades que variam de 13 a 70 anos.

Esporte

O beach tennis é praticado com uma raquete de carbono, parecida com a do frescobol e usa uma bolinha, parecida com a do tênis, só que um pouco mais pesada, 50% mais lenta.

A quadra tem 16 metros de comprimento por oito metros de largura. A rede, igual a do vôlei, fica a 1,70 metro de altura.

O jogo é parecido com as partidas de tênis. É disputado em um set só, sem vantagem e vai até seis pontos.

Pode ser praticado em disputa simples( um jogador de cada lado) ou em dupla(dois atletas de cada lado).

O preço de uma raquete pode variar de R$ 200,00 a R$ 1.500,00.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.