Esportes Litoral Norte

Beach Tennis cresce e ganha cada vez mais adeptos nas praias do Litoral Norte

Tamoios News

Litoral Norte tem cerca de 400 praticantes. Eles se reúnem nos fins de semana nas praias de Boiçucanga (São Sebastião) e Martim de Sá (Caraguá)

Por Salim Burihan

A prática do beach tennis (tênis de praia) vem crescendo assustadoramente nas praias do Litoral Norte.

O beach tennis surgiu na Itália na década de 80 e chegou ao Brasil em 2008. É um esporte que mistura frescobol e tênis e que hoje já conta com mais de um milhão de praticantes no mundo todo.

Aqui, no Litoral Norte, a prática do esporte começou há cerca de sete anos. Hoje, existem escolinhas, com apoio das prefeituras, em São Sebastião e Caraguá.

A região conta hoje com cerca de 400 praticantes, número que aumenta a cada dia devido a grande migração de atletas e praticantes de outros esportes, como vôlei e tênis de quadra, para essa modalidade.

É o caso, por exemplo, de Iago Almeida, de 19 anos, que trocou o vôlei de praia pelo beach tennis há quatro meses.

Iago trocou o vôlei de praia pelo beach tennis

 

“Gostei tanto desse esporte, que acabei abandonando de vez o voley de praia”, contou.

No Litoral Norte, o esporte começou em Boiçucanga, em 20012 e se espalhou pelas demais cidades da região.

Em Caraguá, o beach tennis chegou em 2016. Hoje, são mais de 80 praticantes, o esporte é praticado nas praias Martim de Sá e Camaroeiro.

A região conta com atletas de ponta, como Noélia Santos , Vitor Hugo , Renan e os irmãos Mola, de São Sebastião, que disputam torneios na categoria A.

Em Caraguá, atletas como Letícia, de 40 anos; Beatriz Caetano, de 16 anos; e, Arthur Marinho vão disputar o Panamericano, na Bahia, na categoria C.

Beatriz, 16 anos, vai disputar o Panamericano

 

Agrega

Segundo Donizete Schiavone, de São Sebastião, um dos pioneiros no beach tennis na região, o esporte pode ser praticado por pessoas entre 5 e 80 anos.

Donizete diz que esporte vai crescer ainda mais

 

 

“É um esporte que agrega toda a família. O pai joga com o filho. A mãe joga com o marido, É praticado por pessoas de todas as idades”, afirmou.

Segundo o professor Marinho Arouca, de Caraguá, tudo indica que a prática do esporte irá crescer ainda mais em toda a região.

“É fácil de jogar e é importante na interação e socialização das pessoas”, afirmou Marinho.

Professor Marinho diz que esporte ajuda na socialização e interação entre as pessoas

Escolinhas

A escolinha de Boiçucanga é aberta a todos os interessados e as aulas, gratuitas, acontecem diariamente, no período da tarde. A escolinha tem cerca de 60 alunos.

Em Caraguá, a escolinha da prefeitura, acontece as terças e quintas, na praia Martim de Sá e nas quartas e sextas, na praia do Camaroeiro, a partir das 15h30.

A escolinha cede à quadra, raquetes, bolinhas e orientação de professores de educação física.

Segundo o professor Marinho, para participar da escolinha é necessário apenas um atestado médico. A escolinha conta com 35 alunos, com idades que variam de 13 a 70 anos.

Esporte

O beach tennis é praticado com uma raquete de carbono, parecida com a do frescobol e usa uma bolinha, parecida com a do tênis, só que um pouco mais pesada, 50% mais lenta.

A quadra tem 16 metros de comprimento por oito metros de largura. A rede, igual a do vôlei, fica a 1,70 metro de altura.

O jogo é parecido com as partidas de tênis. É disputado em um set só, sem vantagem e vai até seis pontos.

Pode ser praticado em disputa simples( um jogador de cada lado) ou em dupla(dois atletas de cada lado).

O preço de uma raquete pode variar de R$ 200,00 a R$ 1.500,00.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.