Esportes São Sebastião

Herói olímpico Vanderlei Cordeiro realiza palestra em São Sebastião

Tamoios News

Ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima conhece o Instituto Gabriel Medina e faz palestra com atletas sobre superação, foco, planejamento e sonhos

 

O que um maratonista, medalhista olímpico, tem a ver com o surf? Na última sesta sexta-feira (11), Vanderlei Cordeiro de Lima, bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, teve tudo a ver com o Instituto Gabriel Medina (IGM). O herói olímpico foi o convidado do ciclo de palestras promovido pelo programa Samsung Social na entidade. Ele conheceu a estrutura montada na Praia de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, como centro de treinamentos referência, e conversou com os atletas, falando sobre superação, foco, planejamento e sonhos.

Em um bate-papo descontraído, Vanderlei falou sobre a sua experiência de vida. “O esporte transforma e faz com que a gente consiga realizar nossos sonhos. Muito legal estar aqui no Instituto, compartilhando um pouco da minha história e ver que a minha história não é diferente da história de cada um desses jovens”, falou. “Transmiti para eles autoestima, confiança para que possam cada dia estar almejando o lugar mais alto do pódio”, complementou.

Vanderlei que ficou conhecido mundialmente na maratona da Olimpíada de Atenas 2004, ao ser agarrado no percurso quando liderava com folga a prova. Voltou e terminou em terceiro, festejando muito a medalha de bronze ao entrar no Estádio Panathinaikos. O feito rendeu a Medalha Barão de Coubertin, honraria máxima do Comitê Olímpico Internacional por seu elevado grau de esportividade e espírito olímpico.

Hoje, aposentado, ele conta a sua história para motivar as pessoas e também tem o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL), em Campinas, para a formação de novos valores do atletismo. “O esporte não é fácil, todo mundo sabe, principalmente o individual. O atleta tem de estar muito comprometido, focado, disciplinado para buscar o seu objetivo. São fatores muito importantes na carreira e na vida de qualquer pessoa”, destacou.

“É preciso alimentar sonhos, fazer com que esse sonho lá no futuro se torne realidade, acreditando nesse sonho e buscando trazer no dia a dia sempre a felicidade, agradecendo, sorrindo, querendo que o dia possa terminar tão feliz como começou”, acrescentou Vanderlei, também elogiando o IGM.

Segundo ele, a estrutura oferecida faz um grande diferencial. “Acolher esses jovens através do esporte, pode proporcionar algo que muitas vezes é inimaginável, com toda essa infraestrutura, essa equipe multidisciplinar. A gente sabe que é uma realidade totalmente diferente que existe no nosso país. Assim como faço em Campinas no meu instituto, também o Gabriel está fazendo aqui. Isso é uma retribuição de tudo aquilo que o esporte nos proporcionou e continua nos proporcionando”, argumentou.

“Agradeço muito por tudo isso, por essa oportunidade de estar aqui no IGM. Esse é o grande legado que um atleta pode deixar no cenário esportivo”, reforçou Vanderlei, citando ainda o patrocínio da Samsung nos dois institutos, através da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), do Ministério do Esporte. “O histórico dos dois institutos não é diferente. 80% dos aportes vêm da Lei de Incentivo. Só conseguimos desenvolver o trabalho através dessas parcerias. Hoje a Samsung está entre os grandes patrocinadores, é uma empresa que acredita na seriedade do nosso trabalho e também no sonho de cada uma dessas crianças”, completou.

O IGM – Localizado na Praia de Maresias, em São Sebastião, exatamente onde Gabriel Medina aprendeu a surfar quando criança, o IGM foi inaugurado no dia 31 de janeiro de 2017 e logo no dia seguinte, os atletas convidados já estavam na sede do projeto, iniciando os treinos. O projeto é o sonho realizado do primeiro brasileiro campeão mundial de surf, que oferece para jovens talentos do surf a mesma estrutura de preparação física e técnica do ídolo do surf, acrescentada de aulas de inglês, em parceria com a Wizard, e tecnologia, com a Microsoft. Os atletas treinam no contraturno da escola e também ganham uniformes, alimentação, apoio nos campeonatos e atendimento médico (inclusive fisioterápico) e odontológico.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.