Esportes

Praia de Guaecá sedia última etapa do Circuito Sebastianense de Surf

Tamoios News
Foto: Divulgação

Competição deverá reunir mais de 100 atletas

O feriado prolongado da Proclamação da República terá uma atração diferente em São Sebastião para quem adora esportes e mar. No próximo domingo e na segunda (13 e 14) o canto direito da praia de Guaecá recebe a partir das 8h, a última etapa do Circuito Sebastianense de Surf, que deverá reunir mais de 100 atletas da cidade e região.

A competição, prevista inicialmente para sábado teve de ser adiada devido à previsão de falta de ondas. A decisão dos organizadores levou em conta também o feriado na terça-feira (15) e a possibilidade de garantir boas ondas com condições mais adequadas aos atletas.

Nessa última etapa, disputam competidores das categorias Júnior, Mirim, Iniciantes, Estreantes, Feminino, Petit, Feminino (Sub-12), Master, Kahuna, e Local (Centro). Além da premiação aos vencedores da etapa, o campeão de cada categoria do ranking municipal receberá prêmios.

Kahuna – Uma das atrações do Circuito visando valorizar os surfistas é a categoria Kahuna para quem tem mais de 40 anos. Segundo informações, Kahuna era o título dado no Havaí a um sacerdote experiente, mestre ou conselheiro. Os nativos havaianos ainda usam o termo nesse contexto. No surfe, ele surgiu com o filme Gidget (1959), onde o ‘The Big Kahuna’, interpretado por Cliff Robertson, era o líder de um grupo de surfistas.

O termo se popularizou em produções cinematográficos chamadas de Festa Praia  ou Beach Party, filmes dos anos 60 como Beach Blanket Bingo, em que o Grande Kahuna ou “Big Kahuna” era o melhor surfista da praia. Depois foi absorvido pela cultura surfista popular.

Ranking – O atleta Pedro Dib lidera o ranking do Circuito Sebastianense em duas das categorias oficiais da competição: Júnior e Mirim. Na Iniciantes, a liderança está com Kauê Germano e na Estreantes com Caio Costa. O atleta Murilo Coura está em primeiro na Petit e nas categorias Feminino e Feminino Sub-12 lideram, respectivamente, as atletas Yohana Sarandini e Pamella Mel.

Apoios – Realizado pela Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), Prefeitura Municipal, Associação de Surf de Guaecá (Guasc), o Circuito tem supervisão técnica da Federação Paulista de Surf e os seguintes apoiadores: Chillstrong, 20 Pés, Rudá, Wizard, Manga Wax, Raízes Surf, Wagner Pupo, Surf Life, Flutuar, Terral Restaurante, Bem Estar Espaço Fitnes e NS Comunicação.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.