Estradas

Prefeito solicita recapeamento da SP-55 ao Estado antes de municipalizar trecho de rodovia

Tamoios News
Ricardo Hiar
Foto: Ricardo Hiar

Alckmin sinalizou transferência da Rio-Santos aos municípios em fevereiro deste ano

Por Gustavo Nascimento, de Caraguatatuba

O prefeito de Caraguá, Aguilar Junior (PMDB), quer municipalizar o trecho da Rio Santos (SP-55) do trevo de entrada da cidade (na altura do Silva Indaiá) até a divisa com São Sebastião somente após o Estado, por meio do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), promover o recapeamento da estrada.

O esclarecimento foi dado pelo próprio prefeito durante uma reunião do Conselho Deliberativo da RMVale onde tratou deste e de outros assuntos com chefes do executivo da região.

Em nota enviada ao Tamoios News, o prefeito de Caraguatatuba informou, por meio da Secretaria de Comunicação, que o Estado solicitou as leis para municipalizar o trecho. O trajeto compreendido é do Km 102 mais 300m até o Km 112 mais 600m.

Foto: Luis Gava/PMC

“A lei autorizativa e a declaração de utilidade já foram feitas e aprovadas pela Câmara, porém o prefeito reforça que só assume o trecho se o DER promover o recapeamento”, afirmou.

Questionado à respeito de como pretende pressionar o Estado a executar o serviço, o prefeito esclareceu em nota que o pedido foi feito a alguns deputados, entre eles, Jorge Caruso (PMDB).

“Ele (Caruso) vai interceder junto ao Governo do Estado, até porque não houve sinalização do DER de manutenção da via”, finalizou a nota.

No início do ano, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou ser favorável à medida devido algumas áreas do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) estarem dentro das cidades e adquirirem mais características urbanas do que de rodovia. À época, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior (PMDB), disse que a decisão do governador facilitaria bastante os serviços de manutenção da cidade.

Outro lado – Procurado pela redação do Portal Tamoios News para saber se há alguma previsão de recapeamento ou recuperação da SP-55, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), ligado à Secretaria Estadual dos Transportes, esclareceu que desconhece qualquer tratativa sobre o assunto.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.