Geral Litoral Norte

Energia fica 24,42 % mais cara em Ubatuba e Ilhabela

Tamoios News
Foto: Divulgação

Conta de luz ficará mais cara na Ilha e em Ubatuba a partir desta segunda(27)

 

O aumento na energia elétrica em Ilhabela e Ubatuba, a partir de hoje, segunda (27), foi autorizado pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na última terça(21), durante reunião pública. O reajuste tarifário foi concedido à empresa Elektro Eletricidade e Serviços S/A que atende as duas cidades.

A concessionária atende 2,6 milhões de unidades consumidoras localizadas em 223 municípios de São Paulo e cinco do Mato Grosso do Sul. O reajuste entrará em vigor a partir do próximo dia 27.

Nessas duas cidades, a partir desta segunda(27) o custo com energia ficará 24,42% mais caro.

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço.

O que mais influenciou no reajuste da Elektro foram os chamados componentes financeiros, principalmente relacionados à aquisição de energia e ao risco hidrológico. Sozinhos, os componentes financeiros responderam por 13,36 pontos porcentuais do reajuste médio de 24,42% aprovado.

Por outro lado, esse mesmo efeito financeiro tende a atenuar, em 2019, o próximo processo tarifário da distribuidora.

Confira abaixo os índices que serão aplicados às contas de luz dos consumidores:

Confira abaixo os índices que serão aplicados às contas de luz dos consumidores:

Empresa

Consumidores residenciais – B1

Elektro (SP)

23,12%

Empresa

Classe de Consumo – Consumidores cativos

Baixa tensão
em média

Alta tensão
em média (indústrias)

Efeito Médio para o consumidor

Elektro (SP)

23,20%

26,75%

24,42%

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.