Empresa lançou novos canais de atendimento para suprir demanda que aumenta no Verão e conta com parceiros para reforçar fornecimento de energia elétrica aos clientes
Por Gustavo Nascimento, de Caraguatatuba
A EDP, distribuidora de energia elétrica dos municípios de Caraguatatuba e São Sebastião, apresentou na última quarta-feira (14) a Operação Verão 2016/2017, no bairro Porto Novo, aos parceiros e imprensa. Na ocasião, os participantes puderam conferir de perto as novidades implantadas pela empresa, que vão desde obras para reforçar o fornecimento de energia aos clientes até as novas formas de contato com a empresa, usando a tecnologia.
Estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Defesa Civil e também dos governos atuais e eleitos dos dois municípios. Segundo a EDP, o Verão no Litoral Norte é sinônimo de alta concentração de visitantes e por isso a necessidade da Operação Verão ser compartilhada com órgãos como a Polícia Militar, que promove o reforço de PM’s nesta época, e as Defesas Civis, que elaboram os Planos Preventivos contra chuvas e ressacas.
O diretor geral da EDP, Marney Antunes, explicou que a empresa investiu continuamente em planejamento para beneficiar os moradores do Litoral Norte. Segundo informou, houve troca da tensão de 88 mil volts para 138 mil volts, o que proporcionou mais energia na região e confiabilidade.
Para a Costa Sul de São Sebastião, onde geralmente os problemas chegam a ser maiores quando há fortes chuvas, a subestação ganhou obras de ampliação com uma unidade 100% automatizada e monitorada pelo Centro de Operação da EDP, localizado em Mogi das Cruzes. Foi investido R$ 1,7 milhão nas melhorias.
“Os clientes vão perceber uma resposta mais rápida da EDP porque estamos trabalhando com automação e chaveamento. O que significa o seguinte: se faltou luz em um bairro, automaticamente a energia é remanejada para o bairro que está sem. Muitos casos serão apenas uma ‘piscada’, para dar mais segurança e rapidez à população”, explicou Antunes.
Outra melhoria que a região poderá sentir, segundo o diretor geral, é a presença de uma subestação móvel a partir do próximo dia 20 de dezembro. Haverá transformadores em cima de um caminhão para substituir equipamentos na rede com mais facilidade e rapidez em caso de queima.
“Nossa empresa conta no litoral com um veículo de inspeção de rede com tecnologia de termovisão, ou seja, passa e fotografa onde há pontos de aquecimento. Quando são identificados trocamos imediatamente o isolador ou a conexão para antecipar a interrupção de energia”, disse Marney Antunes.
Novos canais de atendimento
A empresa lançou o aplicativo EDPOnline, desenvolvido e customizado para uso exclusivo dos clientes da concessionária. Há chat online, com atendimento 24h, como se o consumidor estivesse conversando com um amigo por aplicativos de mensagem.
Outro canal citado pela empresa no evento foi o SMS. Por meio de mensagem pelo celular, pode ser comunicada falta de energia, enviando para o número 33777. É necessário mandar o texto ENERGIA+número da instalação.
Também pelo SMS é possível obter o código de barras para pagamento de contas. Para isso, basta enviar CONTA+número da instalação. Pedidos de religação de energia, inserir o texto RELIGA+número da instalação.