Geral

Greve Geral contra Reforma da Previdência mobiliza região

Tamoios News

Protestos estão marcados em todo o litoral; Empresas adotam medidas cautelares para que serviços à população não sejam prejudicados

Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião

Está marcada para esta sexta-feira (28), a Greve Geral convocada pelas centrais sindicais de todo o Brasil contra a terceirização e as reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo governo Michel Temer (PMDB). Na região, já há movimentação de líderes e apoiadores da manifestação, que promete “parar o Brasil” às vésperas do feriado prolongado do Dia do Trabalho.

Em São Sebastião, por exemplo, circulam avisos nas redes sociais de que a empresa de ônibus Ecobus fará paralisação em todo o município, o que prejudicaria o transporte público da única empresa que presta este serviço à população. O cartaz contém os dizeres “Nenhum Direito a Menos, trabalhadores da Ecobus vamos parar!”.

Ao Tamoios News, a diretoria da Ecobus afirmou que não está prevista greve geral no dia 28 e se posicionou contrária à greve. A orientação é que os funcionários trabalhem neste dia. “A Ecobus presta um serviço essencial à população e não pauta as suas atividades com base em posicionamentos políticos, mas sim naquilo que é de interesse da coletividade”, esclareceu em nota.

A empresa também ressaltou que está ciente sobre movimentos nas ruas, impedindo a passagem dos ônibus, o que poderá afetar os horários das linhas e os itinerários. Por isso, orientou a equipe nesta quinta (27) para estudar algumas estratégias visando atender a população mesmo diante deste cenário.

Já o Comitê do Litoral Norte Contra a Reforma da Previdência e Trabalhista promete um ato unificado de todas as categorias trabalhadoras, centrais sindicais, movimentos sociais e estudantis. A concentração está prevista para as 6h30 desta sexta (28), em frente ao Terminal da Petrobras em São Sebastião.

Este mesmo ato deve contar com a presença do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião (Sindserv), que aderiu ao movimento. Segundo o Sindserv, a administração municipal foi notificada sobre a participação ao chamado nacional.

“Esta é a hora de todas as categorias unirem forças para lutar contra os ataques do governo a conquistas históricas da classe trabalhadora. Lutamos sempre por nenhum direito a menos e mais benefícios”, ressalta a presidente do Sindserv, Audrei Guatura.

Em adesão à Greve Geral, as três sedes do Sindserv estarão fechadas no dia 28 e os funcionários da entidade estarão participando da manifestação e ajudando voluntariamente conscientes do objetivo da greve pelos direitos de todos os trabalhadores a aposentadoria e condições dignas de trabalho. O café da manhã servido pelo Sindicato nas três sedes, sempre no último dia útil do mês, foi transferido para o local da concentração do movimento.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.