Polícia

Ações da Polícia Ambiental no litoral resultam na apreensão de armas e ave em cativeiro

Tamoios News
Divulgação
Divulgação

Sete armas e canos que seriam utilizados na fabricação de outros armamentos foram apreendidos

Apreensão de armas, um rádio amador e uma ave ameaçada de extinção aconteceram em três cidades da região

Por Ricardo Hiar

A Polícia Ambiental realizou esta semana algumas ações na região para combater crimes diversos, apurando denúncias recebidas pela instituição. Em duas operações, uma ave que estava em cativeiro foi recuperada em Ubatuba e uma fábrica de armas de fogo artesanais foi desativada. No mesmo dia, em Ilhabela, policiais prenderam um homem que portava um rádio amador, mantido na frequência da polícia, o que é proibido por lei.

De acordo com o capitão Marco Aurélio, foram ações de rotina, mas que envolveram as cidades de Ilhabela e Ubatuba e, ainda contaram com da 5ª Companhia que, apesar de ser especializada na atuação náutica, também realiza reforços nas atividades em terra.

A ocorrência registrada em Ilhabela aconteceu no bairro Reino. A equipe foi até o local para apurar uma denúncia de animal em cativeiro. Ao chegar no local, porém, o animal não foi encontrado, mas havia policiais avistaram um rádio amador. Depois de checado, foi constatado que ele captava a frequência da Polícia, Marinha, Bombeiros, entre outras instituições. O responsável pelo rádio foi preso sob acusação do artigo 183, que é a comunicação clandestina.

Em Ubatuba, os policiais foram até uma residência após receberem a denúncia sobre um pássaro em cativeiro. A situação foi constatada e no imóvel havia um corrupião, ave silvestre que está ameaçada de extinção. O pássaro pode ser encontrado em países da América Latina e é muito visado no tráfico de animais por ter um canto melodioso e a capacidade de imitar cantos de outras aves, além de sons musicais.

O que surpreendeu os policiais é que nesta mesma residência funcionava uma espécie de fábrica clandestina de armas de fogo. Sete armas prontas foram apreendidas, além de outros sete canos, que seriam utilizados para a confecção de mais armas. O responsável pelo armamento não foi localizado, mas houve a identificação e ele foi indiciado pelo porte ilegal de armas. Outras duas pessoas que estavam no imóvel foram conduzidas até a delegacia, mas após o registro da ocorrência, foram liberados para responderem ao inquérito em liberdade.

O corrupião foi encaminhado para a Universidade de Taubaté, que fará a reabilitação do animal e depois promoverá a soltura do mesmo.

Educação Ambiental

Além de coibir o crime, a Polícia Ambiental ainda realiza ações de conscientização e educação ambiental em toda a região, para tentar evitar os crimes contra o meio ambiente no Litoral Norte.

Esta semana, policiais estiveram numa unidade escolar em São Sebastião, para orientação dos estudantes quanto a essa temática. É importante frisar que os policiais estão à disposição para também promover tais atividades em outras escolas. Basta que um responsável da unidade entre em contato para realizar o agendamento.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.