Polícia

Furtos de bicicletas preocupam moradores de São Sebastião

Tamoios News
Fotos: Divulgação

Polícia Militar orienta registro de boletim de ocorrência para que autores sejam identificados e capturados

Por Rafael César, de São Sebastião

Os moradores de São Sebastião têm como um dos meios de transporte a bicicleta. O problema é que as bikes se tornaram alvo fácil para furtos com o passar dos tempos. Mesmo presas com cadeados e correntes, as bicicletas acabam tendo as peças furtadas ou os cadeados serrados, deixando a população sem opções de onde guardar os veículos com segurança.

O atleta profissional de slackline, Rodrigo Oristano, 30, teve as peças da bicicleta dele levadas em plena luz do dia em Maresias, na Costa Sul da cidade, e não se conforma com a situação. Oristano está passando alguns meses no bairro e reparou que os casos acontecem com frequência, pois três amigos passaram pelo mesmo problema.

“A bike estava na praça, próxima da Igreja. Impedir esse tipo de coisa no ato é difícil, mas encontrar quem estar fazendo depois e punir é possível”, completou o atleta.

Outra vítima foi o autônomo Matheus de Mello Curci, 23, que teve sua bicicleta furtada. O sebastianense disse que antigamente não aconteciam casos deste tipo com tanta frequência no bairro.

“Foi por questão de 30 minutos que tive a bicicleta furtada. Deixei no muro de uma pousada próxima do meu trabalho, quando olhei ela não estava mais lá. Tinha uma viatura perto do local, falei com um policial e ele foi atencioso me pediu a descrição do objeto e disse que ia dar uma volta com a viatura para encontrar”, explicou.

A ação da PM

Ao Tamoios News, a  Polícia Militar informou que existe um sistema operacional de cadastro de ocorrências em que a vitima do crime, ao efetuar a ligação ao número de telefone 190 (emergência), narra as informações do ocorrido, inclusive o número do chassi da bicicleta.

Esses dados são transmitidos às viaturas, que viabilizam a pesquisa nas abordagens policiais. O chassi da bicicleta fica localizado geralmente na parte de baixo do quadro e vem impresso na nota fiscal.

O tenente da PM, Eduardo Gonsales dos Santos, ressalta que é de suma importância o registro da ocorrência, para possibilitar o planejamento operacional mais adequado na região e que os autores sejam identificados e capturados.

Em relação a campanhas e ações de conscientização, o tenente falou que este tipo de trabalho está inserido no planejamento operacional da Polícia Militar, que divulga ações de prevenção aos crimes, sendo que, em toda as oportunidades, os policiais orientam as pessoas acerca dos cuidados necessários para evitar a prática criminosa.

Contudo, são desenvolvidas ações policiais que previnem a consumação dos crimes na região em que há maiores incidências criminais. Por este motivo, o BO (Boletim de Ocorrência) auxilia a polícia a inibir novos furtos.

De acordo com o tenente, a melhor maneira de evitar a prática criminosa é agir preventivamente. Como, por exemplo, ao visualizar qualquer pessoa em atitude suspeita é recomendado entrar em contato e narrar o máximo de informações que ajudem a Polícia Militar. “As cautelas concernentes ao uso de espaços próprios para deixar a bicicleta são essenciais para inibir a prática, bem como uso de cadeados ou similares”, acrescentou.

Caso o autor seja capturado na flagrância criminosa, ele será levado à Delegacia de Polícia Civil e será autuado pelo crime de furto. Podendo pegar reclusão de seis meses a dois anos, depois de ser julgado, ou terá de pagar uma multa no valor a ser definido pela gravidade do delito.

Segundo dados da PM, indicados pelo planejamento operacional com evidencias nos registros das ocorrências, o munícipio de São Sebastião passa por uma incidência criminal de furto que tende a diminuir cada vez mais.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.