Polícia

PM de São Sebastião recebe treinamento de primeiros socorros do SAMU

Tamoios News
Foto: Rafael César

As viaturas da região serão equipadas com um novo kit para atender paradas cardiorrespiratórias e para contenção de hemorragias, além de um número maior de luvas e máscaras

Por Rafael César, de São Sebastião

Os policiais militares de São Sebastião receberam nesta quinta-feira (24), um treinamento de primeiros socorros dos enfermeiros do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A ação ocorreu no salão da Casa Paroquial da Igreja Matriz, no Centro Histórico do município. As instruções foram passadas para 90 policiais de um corpo efetivo de 160 cabos que existem na cidade.

O principal intuito da iniciativa das duas instituições é permitir que os policiais revejam técnicas de salvamento, que acabam sendo utilizadas rotineiramente. Os policiais receberam uma aula teórica, que falava sobre várias ocorrências que acontecem com frequência no cotidiano da PM.

O enfermeiro e coordenador geral do Samu do Litoral Norte, André Leandro, explicou quais os procedimentos feitos em um caso de RCP (Reanimação Cárdio Pulmonar), ATC tático (resgate de vítimas em locais que tenham combate) e também ensinou quais os passos para imobilização de pessoas com problemas psiquiátricos e vítimas de acidentes.

“Os policiais aprenderam todos esses procedimentos já na academia, mas a medicina vive mudando e suas técnicas também, por isso decidimos junto com o capitão Daniel passar essas novidades para eles. A PM está cada vez mais próxima da comunidade e, na maioria dos casos, costuma chegar primeiro no local das ocorrências. É importantíssimo todos eles estarem preparados para esse primeiro contato com as vítimas”, complementou.

Os enfermeiros passaram todas as coordenadas com demonstrações práticas e com total participação dos policiais presentes, que foram distribuído em três grupos para realizar o treinamento. Uma parte do curso foi dedicada ao salvamento de crianças com engasgamento. Outra etapa ensinou como resgatar e imobilizar vítima de acidentes, enquanto o último treinamento mostrou a forma correta de se fazer o RCP em adultos e crianças.

Para o tenente Eduardo Gonsales dos Santos, a solução para a segurança pública está em ações como essa. “A união entre os órgãos públicos, tanto de segurança, quanto de saúde e políticos melhoram a qualidade dos serviços públicos. Temos que ter uma visão sistêmica para transitar entre essas organizações e conseguir moldar algo que seja bom para o povo”.

Os PMs que não estavam no treinamento receberão as instruções pelos comandantes de patrulhas deles, que já dominam as técnicas de primeiros socorros e acompanharam o encontro. O kit de primeiros socorros já fazia parte do equipamento da viatura, só que a partir de agora será mais completo.

Com o novo kit, o cabo PM José Roberto Nascimento, acha que muitas vidas podem ser salvas. “O novo kit só tem a acrescentar e fará toda a diferença nas ocorrências. Os métodos de socorro são úteis não só para a profissão, mas para o resto de nossas vidas. Existem milhares de situações que poderíamos ajudar uma pessoa”, concluiu.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.