Cidades Polícia

Programa que une Polícia Militar e comunidade traz benefícios para Ubatuba

Tamoios News
Praia de Itamambuca tem sido um dos locais mais procurados por turistas. Foto: PMU/Arquivo

Segundo PM, parceria rendeu bons resultados no primeiro semestre do ano e fez com os cidadãos se sentissem parte do sistema

Por Valéria Andrade, de Ubatuba

Há pouco menos de um ano, moradores do bairro da Itamambuca, em Ubatuba, formaram um grupo para participar do programa da Polícia Militar do Estado de São Paulo: o Vizinhança Solidária. A partir daí, cidadãos de outros bairros de norte ao sul da cidade se mobilizaram também em prol da segurança de suas comunidades.

Os moradores recebem apitos e depois placas em suas casas com o logotipo do programa e participam de reuniões periódicas. Atualmente, os bairros que participam do Vizinhança solidária são: Maranduba, Lagoinha, Itaguá, Horto e Itamambuca.

De acordo com o Capitão Scott, além do interesse da população, a PM precisa fazer uma pesquisa qualitativa no local. Depois, são abordadas as medidas de segurança.

“A gente faz uma reunião procurando alertar as pessoas sobre o perigo da falta de luz nas ruas, sobre os terrenos baldios e também como identificar uma situação de perigo”, explicou Scott.

Scott afirmou que o programa ajudou bastante a PM no primeiro semestre desse ano. Ele recordou uma ação dos moradores da Itamambuca, que ocasionou na prisão de um foragido do Estado de Minas Gerais.

Segundo informou, o programa aproximou a população da PM e promoveu a aproximação da polícia com a comunidade. “A gente acaba conhecendo de perto os moradores pelo nome criando um laço. A segurança é um dever do Estado e responsabilidade da população como consta no artigo 144 da Constituição”.

Como participar – Os interessados podem procurar pelo Capitão Scott no batalhão que fica na Rua João Ramalho n° 1, localizado no bairro Vivamar. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.