Política São Sebastião

Câmara resgata memória do legislativo

Tamoios News
Divulgação

Pesquisa abrange desde o período de 1883 a 1895.

A Câmara de São Sebastião iniciou um levantamento de documentos históricos do Legislativo municipal. Parte do resultado do trabalho já pode ser acessada no novo site oficial, onde foi publicada a relação de vereadores que compuseram a Câmara ao longo do tempo.

Na opção “Legislaturas”, o usuário encontra também notas sobre o contexto político da época, que impactaram o andamento dos trabalhos no Legislativo, como o período do Estado Novo e da Ditadura.

O levantamento é realizado pela Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso, recém-criada pelo presidente Reinaldinho Moreira.

Os documentos mais antigos estão organizados em um livro de atas das sessões, que abrange o período de 1883 a 1895.

No Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura também foi encontrada uma ata de 1930, que revela a criação de uma “Junta Governativa”, que decretou a dissolução da Câmara Municipal, como conseqüência da Revolução de 1930.

“Nesta ata está escrito que o decreto não tem validade porque a junta não seria reconhecida pelo presidente da República. No entanto, as páginas seguintes estão em branco. Só voltamos a ler registro das sessões a partir de 1936, em folhas avulsas, de rascunho, que foram doadas ao arquivo pela família do ex-vereador Agnelo Ribeiro dos Santos. Detalhes como esses ajudam a compreender o clima instável da época”, conta a jornalista Daniela Carvalho, presidente da comissão.

Identificar os períodos dos mandatos dos ex-presidentes também foi outro desafio. “Alguns períodos ficaram em aberto. Isso se justifica devido o momento político da época, como o Estado Novo (Era Vargas) e a Ditadura Militar, quando documentos foram retirados da Câmara por conta da perseguição política”, explica Daniela.

O trabalho da comissão será permanente. Quem quiser contribuir com informações históricas pode entrar em contato pelo telefone 3891-0000 (ramal 207), das 8h às 14h.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.