Política São Sebastião

Eleições 2016: colégios eleitorais têm movimentação tranquila em boa parte do dia em São Sebastião

Tamoios News
Rafael César

A maioria dos candidatos a prefeito votaram no período da manhã, em várias escolas da cidade

As eleições municipais de 2016 começaram neste domingo (2), às 8h e teve movimentação tranquila em São Sebastião. De Costa Norte a Sul até o início da tarde o clima foi tranquilo, sem casos de eleitores ou candidatos cometendo infrações. A maioria dos candidatos preferiu votar no período da manhã.

O candidato Juan Garcia, votou antes das 10h, na escola do Pontal da Cruz. Ele foi acompanhado da esposa. Marcos Fuly também votou pela manhã, numa escola localizada no centro. Já Wagner Teixeira, que vota em Boiçucanga, confirmou seu voto por volta das 10h30. Felipe Augusto foi até o colégio no bairro São Francisco pouco antes das 12h para votar. O candidato Paulo Henrique Santana, o PH, também votou na manhã deste domingo.

Em Boiçucanga, muitas pessoas foram votar no período da manhã. A Escola Estadual Walkir Vergani e a Municipal  Guiomar Aparecida da Conceição de Souza são as que mais recebem eleitores no bairro. O dia amanheceu nublado e garoando, mas melhorou pouco depois e permitiu um aumento no fluxo de votantes em ambas instituições.

Nas proximidades das duas escolas se viu poucos santinhos jogados nas calçadas. Apesar da boca de urna ser proibida pela legislação de campanhas eleitorais ainda era possível ver pessoas posicionadas nas esquinas, próximo aos colégios eleitorais, pedindo votos e distribuindo santinhos escondidos.

O aposentado Edson dos Santos, 67, foi um dos primeiros eleitores a votar no colégio eleitoral da Guiomar Aparecida. Fazia 20 anos que Seu Edson não participava de uma eleição. Ele contou que não confiava mais em políticos, porém, um amigo dele se candidatou e ele resolveu dar um voto de confiança e voltou a acreditar que as coisas na gestão municipal podem melhorar.

Outro munícipe que votou cedo foi Tiago Costa Cerqueira Santos, 17, que mesmo não tendo a obrigatoriedade de votar fez questão de exercer seu papel de cidadão. “O voto é a melhor forma de colaborar para a nossa sociedade. Temos que participar, pois existem lugares que as pessoas não têm esse direito. Eu escolhi vir neste horário, porque tenho que trabalhar mais tarde”, completou o jovem técnico em informática.

Segundo a auxiliar cartorária, Dionísia Santos de Lima, não houve nenhum problema com as urnas e nem com os mesários. Ela informou que a apuração dos votos dos colégios eleitorais que estão localizados na faixa de Boiçucanga até Boraceia começará a ser feita às 17h no Posto Eleitoral de Boiçucanga.

“Os mesários que tiveram problemas ou faltaram não prejudicaram o andamento dos trabalhos, pois temos mesários extras. Tivemos menos problemas com pessoas fazendo campanha próximo ao colégio, a nova legislação nos ajudou bastante com isso”, explicou Dionísia.

Walkir Vergani

O Colégio eleitoral, Walkir Vergani, estava mais movimentado do que o da Guiomar. A escola  é a mais antiga de Boiçucanga e tem um número maior de eleitores. De acordo, com a diretora da escola, Ani Corrêa da Cruz, uma urna teve problema no início da votação, mas logo foi substituída.

“A urna travou e parou de funcionar, isso aconteceu no início do dia. Mas logo resolvemos o problema, ninguém perdeu o voto por esse acontecimento. Os problemas mais sérios que tivemos foi em relação a escolha da cor das camisetas dos fiscais e também com carros repletos de adesivos em frente a escola, no entanto, ambos foram resolvidos”, acrescentou a diretora.

O candidato a prefeito, Wagner Teixeira (PP), votou nesta escola e chegou acompanhado de uma assessora. O candidato parou para cumprimentar e conversar com alguns eleitores antes de dar seu voto. Wagner ficou cerca de cinco minutos dentro do Colégio eleitoral e depois continuou dando apertos de mão e beijos em votantes na Praça que tem o nome de seu bisavô, localizada ao lado da escola.

Para o caseiro Álvaro Rodrigo dos Santos, 33, os políticos só aparecem essa época e depois desaparecem. “Decidi em quem votar quase agora, tenho parentesco com um dos candidatos a prefeito, entretanto, não vou votar nele. Porque ele já teve cargo público e não fez nada pelo nosso bairro, na verdade todos os candidatos a prefeito nessa eleição já tem passagens pela política na região. Então, é mais do mesmo”, criticou.

Houve mais um candidato a prefeito que apareceu na escola foi Juan Garcia (PMDB). O candidato surgiu às 13h, após algumas horas que um post de um eleitor foi feito em uma rede social dizendo que uma urna, na Escola Walkir Vergani, não teria computado o voto dele no candidato do PMDB.

O candidato negou que isso realmente tivesse acontecido e justificou a sua visita dizendo que estava presente para dar apoio a sua equipe que ali estava e para conversar com eleitores. “O cara que fez esse post deve estar querendo prejudicar a minha candidatura, mas ele não vai conseguir. Dormi bem, estou tranquilo e confiante, pois se eu ganhar vai ser esforço de todo o trabalho feito no longo desses meses”, concluiu.

A diretora e responsável pela coordenação das eleições na escola Estadual também negou que o fato tenha acontecido no Colégio eleitoral.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.