Política São Sebastião

Prefeito leva 1° escalão do governo ao Jaraguá para prestar contas a moradores

Tamoios News
Fotos: Leonardo Rodrigues

Felipe Augusto respondeu perguntas de moradores e fez promessas de investimentos no bairro

Por Leonardo Rodrigues, de São Sebastião

O prefeito Felipe Augusto (PSDB) foi ao bairro do Jaraguá, na Costa Norte de São Sebastião, prestar contas aos moradores de seus primeiros meses à frente da Prefeitura. Contudo, o chefe do Poder Executivo não foi só. Acompanhado de todo o secretariado, também marcaram presença alguns diretores e servidores.

Na pauta do encontro, realizado no Salão Paroquial da Igreja Católica do bairro, reivindicações e críticas. Queixas como falta de iluminação, segurança e investimentos predominaram entre as manifestações. O encontro reuniu mais de 100 pessoas na noite dessa quinta-feira (22).

O prefeito demonstrou paciência ao ouvir, responder e interagir com os moradores na reunião que começou por volta das 20h e terminou às 22h30. Ele falou sobre os estudos e projetos para os próximos meses. Anunciou, por exemplo, o início dos trâmites para construção de uma creche no bairro, reforma do Centro Comunitário, que já está em licitação, e intervenções na área de lazer, que terá quadra coberta e gramado sintético.

Felipe Gimenez, presidente do Asabaja – Associação Amigos do Bairro do Jaraguá, foi um dos participantes que expôs a falta de respostas do Poder Público. De acordo com o presidente da Asabaja, a população local carece e se sente esquecida. Segundo ele, o bairro sofre com falta de medicamentos no Posto de Saúde e de médicos que não estariam cumprindo expediente. A queixa por falta de medicamentos ganhou coro de moradores que citaram a ausência de insulina, ibuprofeno, tiamina e outros.

“Insulina não. Eu já comprei e paguei”, afirmou Felipe Augusto. Sobre a falta de outros medicamentos, o prefeito pediu que fosse registrado pelo presidente da Fundação de Saúde, Adilson Ferreira. “Sabe qual é a vantagem de falar diretamente com o prefeito? Eu te levo direto para a pessoa que pode perder o emprego”, ironizou o prefeito enquanto Ferreira tomava nota das reclamações dos moradores.

Felipe Augusto destacou ser a primeira vez que todo um governo marcava presença para tirar dúvidas de moradores e prestar contas pessoalmente. De acordo com ele, era a segunda vez que a Administração foi convidada e comparecia para falar presencialmente.

Ele rejeitou críticas sobre a falta de expediente da parte dos médicos. Segundo o prefeito, o Posto de Saúde do Jaraguá mantém média de 700 atendimentos/mês, com o registro de 10 reclamações na ouvidoria. Mas aproveitou a ocasião para destacar que trabalha hoje com o orçamento feito pela antiga Administração. “Nosso time é bom, mas não é milagreiro”, comentou.

Salão Paroquial da Igreja reuniu mais de 100 pessoas nessa quinta-feira (22)

Carinho da urna e cobrança

O prefeito deixou também registrado que tem um carinho especial com o bairro. Felipe Augusto afirmou não esquecer do Jaraguá por estar ciente de seu eleitorado. “Eu tenho carinho pelo bairro. Nas últimas três eleições eu ganhei aqui. Em todas eu ganhei no Jaraguá”, comentou. Porém, todo esse carinho não evitou cobrança por investimento na Segurança. Relatos apresentados eram de assaltos a mão armada e assédio de menor na porta de colégios.

O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Edgar Celestino, tomou a palavra e disse que aumentará a ronda pelos bairros. No entanto, também revelou que a nova gestão assumiu a GCM com apenas uma viatura. “Já foram recuperadas duas e estamos em contrato de locação para mais viaturas logo logo”, acrescentou Felipe Augusto.

Secretários

Entre os secretários que falaram, o responsável pela Pasta do Turismo, Edson Pavão, abordou sobre as intenções de desenvolver projetos ligados ao Turismo Rural na Costa Norte da cidade. “Nosso problema é a sazonalidade. Temos que desenvolver alternativas para a baixa temporada”, disse. Ele citou projetos com trilhas e outras ações de Ecoturismo e destacou que o munícipe precisa entender que tudo faz parte de um processo coletivo. “Precisamos unificar a cidade. Vocês sabem que são várias cidades em uma só”, comentou ao fazer menção à geografia e características das três regiões do município.

Luiz Carlos de Melo Cardim, responsável pelo Esporte, anunciou a chegada de mais um professor e que já conseguiu aumentar o efetivo para atividades em campo de nove para 12. Ele ressaltou que em 150 dias de Governo, já foram realizados quatro mil atendimentos pela Secretaria de Esportes (Seesp).

O secretário de Urbanismo, Luis Eduardo de Araújo, aproveitou a ocasião para também revelar que os moradores das casas populares, feitas pelo CDHU, devem receber em breve o título de propriedade de seus imóveis. Segundo ele isso é um problema recorrente na cidade, e citou bairros como o Pontal da Cruz, na região central, que há mais de 30 anos, os imóveis não têm titularidade da propriedade. “Estamos em negociação com o CDHU, e começamos pelo Jaraguá. Provavelmente em 60 dias vocês já receberão seus títulos”, prometeu.

Henrique Simões, responsável pela Secretaria de Saúde (Sesau), encerrou a prestação de contas com o destaque para os moradores da importância da participação popular na Ouvidoria. “Nós estamos pautando a Ouvidoria como parte do planejamento”, afirmou ao falar das estratégias para elaboração das ações do atual Governo.

O morador Everton da Silva, considera ser importante a presença do prefeito falar diretamente com a população e disse estar satisfeito. “Não queremos nada demais. Estamos procurando o melhor para o bairro”, afirmou. Já a moradora Maria da Conceição se mostrou um pouco cética. “É bom ouvir tudo isso aí, mas eu quero ver acontecer”.

Foto: Celso Moraes

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.