Educação Institucional

Tamoios News promove workshop sobre Comunicação com estudantes

Tamoios News

Oficina sobre Comunicação aborda a expressão da opinião através da escrita e do desenho 

Portal Tamoios News realizou dois dias de workshop com os alunos do Colégio Mestre, no bairro de São Francisco, região central de São Sebastião. Como tema, a Comunicação através da letra e do desenho. O jornalista e chargista Leonardo Rodrigues expôs a necessidade da leitura como condição para formulação de opinião, que pode ser expressada através de textos ou imagens.

Os alunos das turmas da 4ª e 5ª série ouviram sobre o avanço das tecnologias e o acesso a informação, mas que compõem dias cada vez menores de leitura e reflexão. Durante os workshops, os alunos entenderam a necessidade de acompanhar as notícias que acontecem na cidade e no país, para terem opiniões e também se expressarem.

Para Maria Inês C.L. Zanardi, orientadora e psicopedagoga do colégio, as oficinas dão dinâmica às aulas e trazem frescor no cotidiano. “Os alunos saem da rotina e ganham disposição para apreender. Sempre é válida uma aula expositiva”, avalia.

Divulgação. Alunos participaram de dinâmicas para expressão por meio de desenhos

A professora de Língua Portuguesa, Rona Christina M.B.S. Roman, disse que os workshops servem para despertar a reflexão nos alunos. “Há nos dias de hoje um processo de engessamento, onde o aluno tem dificuldade de formular perguntas e respostas. As Oficinas ajudaram a colocar eles para pensar e ver a importância de saber se expressar”, comenta.

Rona entende que a criança e o adolescente de hoje são imediatistas, o que dificultam pesquisas e aprofundamento em estudos. “Eles são muito visuais e não sabem ouvir. É preciso entender a importância de se ter opinião, como também expor suas opiniões. Para isso, precisa de muita leitura e estudo”, comenta ao destacar os temas abordados nos workshops.

As crianças participaram através de perguntas e dinâmicas que estimulam a criatividade, percepção e raciocínio lógico. Além de uma oficina de desenho sobre caricaturas, cartoon e charges. “É preciso as vezes de tempos assim, onde a criança se aquieta apenas para pensar. Essa é uma geração que tem acesso a informação rapidamente, mas que não sabem lidar com o volume de informações e a velocidade que chega”, comenta Rodrigues.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.