Litoral Norte Polícia

80% das ligações para o 190 na região não são casos de polícia

Tamoios News

19,67% das ligações são trotes; chamadas não concluídas são 32,93%

Por Raell Nunes

A maioria das chamadas no Litoral Norte para o 190, da Polícia Militar, não são emergências. Os números de ligações este ano que não são efetivamente geração de ocorrências na região, que inclui o Vale do Paraíba, chegam a 80, 87% – sendo que 19,67% das chamadas são provenientes de trotes.

Apenas 19,12% dos telefonemas são de fato ocorrências. As ligações não concluídas também chamam a atenção: são 32,93%. O 190 da PM faz muitas orientações ao público e esse quesito tem 16,89% da ocupação da linha telefônica.

O capitão da PM, Daniel Lemes Garcia explica que as circunstâncias que necessitam de ligações para a polícia são às vítimas da ação de infratores, situações de risco, perturbação da ordem e desordem.

Vale ressaltar que não se pode usar o 190 para pedir informações diversas ao serviço militar, obter dados jurídicos, conseguir referências de endereços e linhas de ônibus, solicitar transferência para outros ramais e simplesmente para “desabafar” com alguém.

Também é importante manter a calma no momento de fazer uma ligação com seriedade. É preciso ser claro nas informações e responder às perguntas do atendente o mais objetivo possível, por mais difícil que seja. Forneça o endereço do local da ocorrência, além de um ponto de referência. Caso precise, fale das características da ação, ou seja, as pessoas envolvidas e a forma como aconteceu – ou está acontecendo.

Segundo o capitão, Daniel Lemes Garcia, o sigilo da pessoa que denuncia um ocorrido é primordial. “Todas as denúncias recebem um número de protocolo e são apuradas pela Polícia Civil e Polícia Militar. Os resultados são animadores, destaque-se o combate ao crime de tráfico de drogas.” (confira mais aqui)

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.