Litoral Norte Notícias

Alistamento Militar deve ser feito online a partir de agora

Fotos: Claudio Gomes/ PMC. Cerimônia de Juramento à Bandeira em Caraguá

A partir deste ano, o alistamento militar deverá ser feito pela internet, no caso de jovens nascidos no ano 2000. Todo brasileiro, do sexo masculino que completa 18 anos, é obrigado a se alistar por meio do site www.alistamento.eb.mil.br.

O prazo máximo de alistamento é até o dia 30 de junho. Os jovens nascidos antes de 2000, que ainda não realizaram o alistamento, deverão procurar a Junta de Serviço Militar pessoalmente. Para o cadastro online, é necessário apenas, o CPF; RG; email e telefone. Caso perca o prazo, é preciso comparecer a Junta de Serviço Militar, pagar uma multa por estar fora do prazo e fazer o alistamento.

O brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar e não poderá obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino.

Também não poderá obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.


Região –
O jovem que for de Caraguatatuba e não tem acesso à internet, o Acessa SP, localizado na Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, 140 – Centro, disponibiliza internet gratuita a qualquer pessoa. Vale lembrar que a Junta de Serviço Militar em Caraguá fica na Rua Taubaté, 520 – Sumaré. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3882- 6006.

A Junta Militar de Ubatuba fica na avenida Dona Maria Alves, 985 (no mesmo prédio da Defesa Civil). Mais informações pelo telefone 3833-9060.

Outro ponto para o alistamento na região é  a 81ª Junta de Serviço Militar, localizada na região Central de São Sebastião. O processo continua o mesmo para os jovens do sexo masculino nascidos em anos anteriores que não tenham feito o alistamento e residem em São Sebastião, eles terão que comparecer à Junta de Serviço Militar. Para o alistamento precisarão levar RG, CPF, e-mail válido, número de celular válido e comprovante de endereço. Os jovens desse quesito também têm até o dia 30 de junho para se alistar. O expediente da Junta Militar vai das 9h às 12h.

Em julho ou em agosto todos os alistados deverão comparecer à Junta Militar, caso tenham sido dispensados ou deverão ir à sede da Marinha do Brasil em São Sebastião, caso convocados para a Comissão de Seleção.

Segundo a auxiliar da Junta Militar de São Sebastião, Izabel Cristina dos Santos, a nova medida vem trazer praticidade. “O novo sistema vai ajudar os que vão se alistar, pois eles não vão mais precisar fazer grandes deslocamentos para o alistamento e também diminui a nossa carga de trabalho, pois uma parte dos jovens poderá se alistar on-line”, disse ela.

Um dos muitos sebastianenses que irá se alistar esse ano, Daniel Furtado, morador do bairro de Barequeçaba, comentou sobre a medida implantada. “É uma ótima oportunidade para mim, pois não vou ter a dor de cabeça de ter de ir até o centro. Agora posso me alistar pelo computador ou até mesmo pelo celular, o que me faz ganhar tempo”, concluiu ele.

 

Divulgação

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.