Litoral Norte Notícias

Alistamento Militar deve ser feito online a partir de agora

Tamoios News
Fotos: Claudio Gomes/ PMC. Cerimônia de Juramento à Bandeira em Caraguá

A partir deste ano, o alistamento militar deverá ser feito pela internet, no caso de jovens nascidos no ano 2000. Todo brasileiro, do sexo masculino que completa 18 anos, é obrigado a se alistar por meio do site www.alistamento.eb.mil.br.

O prazo máximo de alistamento é até o dia 30 de junho. Os jovens nascidos antes de 2000, que ainda não realizaram o alistamento, deverão procurar a Junta de Serviço Militar pessoalmente. Para o cadastro online, é necessário apenas, o CPF; RG; email e telefone. Caso perca o prazo, é preciso comparecer a Junta de Serviço Militar, pagar uma multa por estar fora do prazo e fazer o alistamento.

O brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar e não poderá obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino.

Também não poderá obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.


Região –
O jovem que for de Caraguatatuba e não tem acesso à internet, o Acessa SP, localizado na Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, 140 – Centro, disponibiliza internet gratuita a qualquer pessoa. Vale lembrar que a Junta de Serviço Militar em Caraguá fica na Rua Taubaté, 520 – Sumaré. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3882- 6006.

A Junta Militar de Ubatuba fica na avenida Dona Maria Alves, 985 (no mesmo prédio da Defesa Civil). Mais informações pelo telefone 3833-9060.

Outro ponto para o alistamento na região é  a 81ª Junta de Serviço Militar, localizada na região Central de São Sebastião. O processo continua o mesmo para os jovens do sexo masculino nascidos em anos anteriores que não tenham feito o alistamento e residem em São Sebastião, eles terão que comparecer à Junta de Serviço Militar. Para o alistamento precisarão levar RG, CPF, e-mail válido, número de celular válido e comprovante de endereço. Os jovens desse quesito também têm até o dia 30 de junho para se alistar. O expediente da Junta Militar vai das 9h às 12h.

Em julho ou em agosto todos os alistados deverão comparecer à Junta Militar, caso tenham sido dispensados ou deverão ir à sede da Marinha do Brasil em São Sebastião, caso convocados para a Comissão de Seleção.

Segundo a auxiliar da Junta Militar de São Sebastião, Izabel Cristina dos Santos, a nova medida vem trazer praticidade. “O novo sistema vai ajudar os que vão se alistar, pois eles não vão mais precisar fazer grandes deslocamentos para o alistamento e também diminui a nossa carga de trabalho, pois uma parte dos jovens poderá se alistar on-line”, disse ela.

Um dos muitos sebastianenses que irá se alistar esse ano, Daniel Furtado, morador do bairro de Barequeçaba, comentou sobre a medida implantada. “É uma ótima oportunidade para mim, pois não vou ter a dor de cabeça de ter de ir até o centro. Agora posso me alistar pelo computador ou até mesmo pelo celular, o que me faz ganhar tempo”, concluiu ele.

 

Divulgação

1 Comentário

  • Could you use more leads for your company? What would you pay for these? We offer pay per result promotion but only for accepted businesses. Drop me a line and let me know what kind of business you require leads for and the dollar value you would like to to pay for them and perhaps we will be able to work together. Email me here: Leontinemaughan@gmail.com

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.